Saber como abrir conta poupança na Caixa para menor de idade é extremamente importante, afinal de contas, a caderneta é uma forma muito simples e segura de se guardar dinheiro, seja para você ou para o seu filho resgatar no futuro.
Muitos pais, quando os filhos nascem, já pretendem começar a depositar dinheiro em uma conta poupança específica para seu filho, seja para pagar a faculdade ou comprar um carro, por exemplo.
No entanto, é comum que algumas pessoas tenham dúvidas de como abrir uma conta poupança para menor de idade, não sabendo exatamente qual passo a passo seguir.
Por esse motivo, vamos mostrar neste artigo como abrir uma conta poupança na Caixa, um dos bancos mais tradicionais do país, além de citar outras opções de contas para menor de idade mais interessantes.
O que é a Poupança Caixa?
A poupança continua sendo um dos investimentos mais populares do Brasil, sendo que muitos escolhem a Caixa Econômica Federal para esse fim.
Segundo o site do banco, a poupança da CAIXA é a opção de investimento mais segura, acessível e adequada a todos os perfis, desde os pequenos poupadores a grandes investidores. Portanto, qualquer pessoa pode ter acesso a esse tipo de conta, inclusive menores de idade.
Entenda, a seguir, como abrir uma conta para esse público.
Como abrir a conta Poupança Caixa para menor de idade?
A conta para menor não tem limite mínimo de idade e seu processo de abertura é bastante similar àquele para adultos.
Para tal, você precisa se deslocar até um dos locais listados abaixo. Infelizmente, ainda não é possível abrir uma conta poupança na Caixa por meios digitais.
Veja onde abrir:
- agência Caixa;
- correspondente Caixa Aqui;
- unidade lotérica.
Quanto à documentação, você precisará da sua e do menor, caso ele seja menor de 16 anos, ou apenas do adolescente, caso ele tenha entre 16 e 18 anos.
Documentação:
- documento de identidade com foto (ou certidão de nascimento do menor);
- CPF em situação regular;
- comprovante de residência atualizado (até 60 dias).
Não há valor mínimo inicial e nenhum tipo de taxa, assim como não há limite de valor para resgate mínimo.
Modalidades da Poupança Caixa
A Caixa oferece algumas modalidades de conta poupança, cada uma com características diferentes. Confira, abaixo, as descrições.
- Integrada: a conta Poupança Integrada tem vínculo com a conta corrente e basta transferir qualquer valor da sua conta para a poupança para ativá-la;
- Azul: já a Poupança Azul é uma conta específica, que oferece um cartão próprio e pode ser movimentada em qualquer terminal ou por meios digitais;
- Caixa Fácil: a Poupança Caixa Fácil é uma conta simplificada, com limite de saldo e movimentações mensais de R$ 3.000. Além disso, pode receber benefícios como o Bolsa Família e possui cartão magnético para compras e outras operações. Para abrir uma poupança fácil, basta ir até uma lotérica ou correspondente Caixa Aqui.
Por esses motivos, a conta poupança mais indicada para abrir aos dependentes é a Poupança Azul, já que fica separada da conta corrente e também possui cartão próprio.
Remuneração da conta Poupança Caixa
A rentabilidade da poupança é igual para todos os bancos que oferecem essa modalidade de investimento . Portanto, não importa onde você decidir abrir sua conta ou qual o tipo de poupança escolher, todas terão a mesma remuneração.
Isso acontece pois ela está ligada à taxa básica de juros do país, que é a Taxa Selic. Funciona assim:
- quando a Selic for maior que 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês + taxa referencial.
- quando a Selic for menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + taxa referencial.
Nos últimos anos, como a taxa referencial tem sido igual a zero, é a Selic que realmente remunera a poupança. Você pode simular valores e ganhos com nossa calculadora do rendimento da poupança para ver isso na prática.
Ou seja, quando a taxa básica de juros é inferior à inflação , a poupança tem um rendimento real negativo, ou seja, seu dinheiro perde poder de compra.
Opções de contas para menor de idade mais interessantes que a poupança
Pensar no futuro dos filhos é, realmente, uma atitude que tem muito valor. Sendo assim, a poupança da Caixa pode ser um bom ponto de partida.
No entanto, pelos motivos citados no tópico anterior, a poupança deixou de ser uma boa escolha já faz algum tempo, justamente por sua baixa rentabilidade.
Nesse sentido, os bancos digitais possuem soluções personalizadas exclusivas para menor de idade, que oferecem condições bem mais atrativas. Veja as principais opções:
Conta Inter Kids
Mais postes
