Se você tiver feito algum empréstimo ou realizado um financiamento, com certeza deve ter ouvido falar na expressão que é tema do artigo de hoje. Amortização é o ato de pagar gradualmente uma dívida.
O termo tão comum no mercado financeiro ainda pode causar muitas dúvidas nos consumidores. Por isso, ao longo do texto, vamos explicar em detalhes o que esse termo significa. Assim, você poderá quitar toda as suas dívidas de forma muito mais consciente. Boa leitura!
O que é amortização?
Como dito acima, a amortização é uma forma de pagar gradualmente uma dívida, seja ela referente a um empréstimo, a um financiamento, à penhora de jóias, etc.
O valor da amortização, em geral, já vem embutido nas parcelas do seu débito, porém também existe a possibilidade de você definir o valor que deseja abater. Neste caso, é preciso fazer um pagamento maior do que aquele que havia sido inicialmente planejado.
No mundo inteiro, existem diferentes sistemas de amortização, contudo, no artigo de hoje, vamos conversar apenas sobre os dois principais: a Tabela Price e o método SAC. Ambos serão abordados no último tópico.
Como funciona a amortização?
Agora que você já sabe o que é amortização, que tal entender como funciona? Bem, quando você compra um imóvel ou pega um empréstimo, é preciso pagar esses débitos. Só que esse pagamento, na maior parte dos casos, é feito de forma parcelada e é aqui que entra a amortização.
A cada parcela quitada, sua dívida se torna menor, pois o saldo devedor está sendo amortizado. Porém, você também precisa levar em conta os juros e as taxas que incidem sobre o débito. Afinal, as instituições financeiras precisam lucrar de alguma forma sobre o crédito concedido antecipadamente a você.
Isso significa que, na sua prestação mensal, uma parte do valor corresponde apenas ao pagamento de encargos e a outra é efetivamente de amortização.
A questão é como essas duas porções serão calculadas, pois isso varia de acordo com o sistema financeiro adotado. Contudo, independentemente deste aspecto, você deve saber que a amortização sempre recai sobre o valor original da dívida.
Sendo assim, mesmo que tenha pego um empréstimo de R$ 200 mil e, com os juros, pague um valor final de R$ 350 mil, quando ouvir a palavra amortização saiba que ela refere-se ao abatimento do seu débito inicial.
Entenda os tipos de taxas da amortização
Dependendo do empréstimo ou financiamento que você tenha negociado, as taxas trabalhadas podem ser do tipo prefixadas ou pós-fixadas. No primeiro caso, a porcentagem é definida no momento da contratação. Assim, você sabe exatamente qual vai ser o valor de cada parcela do primeiro ao último pagamento.
Por outro lado, ao optar pela taxa pós-fixadas, o valor das prestações torna-se volátil. Isso porque as taxas, em geral, vão acompanhar indicadores econômicos específicos, como o índice da inflação. Desse modo, o preço final da parcela pode ser maior ou menor ao longo do tempo de acordo com a situação econômica do país.
Sistemas disponíveis da amortização
A seguir, conheça os principais aspectos dos dois principais sistemas de amortização usados no Brasil
Tabela Price
Na Tabela Price , o valor da amortização da dívida principal varia ao longo do contrato, em contrapartida o valor das prestações permanece fixo. Isso significa que durante as primeiras prestações, a maior parte daquele valor é formado apenas por juros e taxas. Apenas com o tempo é que você vai amortizando mais seu débito principal.
Apesar de ter o aspecto citado como desvantagem, as instituições que utilizam a Tabela Price, incluindo a CashMe, conseguem oferecer prestações menores e fixas aos seus clientes.
Método SAC
O método SAC , ou sistema de amortização constante, funciona de modo contrário à modalidade anterior. Aqui, o valor que você paga de amortização é fixo da primeira à última parcela, porém o valor total das prestações varia com o tempo.
Assim, nos primeiros meses, o preço que você terá que desembolsar, geralmente, é mais alto por conta dos juros. Contudo, à medida que o tempo passa, as parcelas vão reduzindo. Isso ocorre porque você abate sua dívida inicial de forma mais rápida e, assim, os encargos que incidem nos meses subsequentes recaem sobre um valor menor.
Depois de tudo o que apresentamos, você já sabe o que é amortização, não é mesmo? O termo faz referência à quitação gradual de uma dívida, algo que é feito por meio do pagamento de parcelas. Estas, no entanto, não são compostas apenas pelo valor amortizado, mas também por taxas e juros.
Então, é preciso ficar atento à forma como esses fatores estão interligados, afinal existem diferentes sistemas de amortização e cada um deles funciona de uma determinada maneira. Por isso, analise aquele que está ligado ao empréstimo online ou financiamento que você possui.
Caso o artigo de hoje tenha sido útil, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Até breve!
Mais postes
