A renovação de empréstimo consignado, também chamado de refinanciamento, pode ser um alívio financeiro para quem esteja “apertado” e deseja diminuir o valor das parcelas de um contrato existente.
É possível ainda reduzir os juros, aumentar o prazo de pagamento, garantir um troco e, assim, conseguir organizar suas finanças.
Neste conteúdo iremos te ajudar a entender melhor sobre esta modalidade de crédito e quais as suas vantagens. Continue a leitura.
O que significa renovar o empréstimo consignado?
A renovação do empréstimo consignado acontece quando um contrato ativo e parcialmente pago é refinanciado pelo contratante dentro da mesma instituição financeira.
A instituição financeira quita o crédito do contrato ativo e inicia um novo contrato, com novo prazo de pagamento.
Por meio da renegociação de empréstimo, o contratante pode conseguir mais dinheiro sem precisar assumir parcelas de um contrato novo.
Com a renovação do empréstimo consignado também é possível reduzir os juros e gerar redução no valor das parcelas.
O que é obrigatório ter para renovar o empréstimo consignado?
Para que o contratante consiga fazer a renovação do seu contrato ativo de empréstimo consignado, é preciso cumprir algumas exigências. Veja quais são:
Ter o contrato parcialmente pago
A liberação de crédito na renovação do contrato só poderá ser feita se parte do contrato estiver pago. Algumas instituições financeiras pedem entre 15% e 30% de pagamento das parcelas anteriores.
Vale ressaltar que quanto mais parcelas tiverem sido pagas, maior será o valor de margem consignável disponível para o novo crédito.
Negociar com a instituição financeira contratada
É preciso ter atenção em relação às condições de pagamento oferecidas pela instituição financeira ao fazer a negociação da dívida.
Lembre-se que, ao refinanciar o contrato, a instituição financeira quita a dívida ativa e as parcelas podem voltar para o prazo anterior.
Certifique-se de que essa opção para obter crédito seja a mais vantajosa para você antes de assinar o contrato.
Assinar novo contrato
Após a negociação do contrato, leia atentamente o documento para ter certeza de que as condições negociadas estão descritas no novo contrato.
O processo de assinatura do novo contrato consiste na desaverbação do contrato antigo e averbação do novo contrato para que a margem seja liberada e você obtenha o crédito.
A averbação do contrato significa que o órgão ou instituição responsável pelo pagamento do benefício, autorizou o desconto das parcelas do refinanciamento no contracheque ou folha de pagamento.
Para aposentados e pensionistas o processo é feito pela Dataprev , online e costuma ser bem rápido.
Importante: Lembre-se que o refinanciamento da dívida ocorre dentro da mesma instituição financeira, enquanto que a portabilidade de empréstimo consignado permite que haja a transferência do contrato de uma instituição para outra que ofereça melhores condições contratuais.
Vantagens de renovar o empréstimo consignado
Listamos abaixo algumas vantagens pelas quais a renovação do empréstimo consignado pode ser um bom negócio. Veja quais são:
Opção para quem está com toda margem comprometida
Quem utilizou o limite de 9 linhas para empréstimo, comprometeu toda a margem consignável e precisa de dinheiro, o refinanciamento de contrato ativo é uma ótima opção.
Redução de juros
A renovação de contrato possibilita que haja a redução de juros, a depender da negociação feita com a instituição financeira.
Esta redução está relacionada diretamente à tarifa CET (Custo Efetivo Total), que corresponde ao valor real pago no contrato.
Possibilidade de troco
Com o refinanciamento é possível receber o troco gerado da diferença entre os valores já pagos e a renovação do contrato.
O valor será depositado na conta contratante após ser autorizado pelo órgão responsável pela averbação dos valores.
Sem consulta ao SPC ou Serasa
Por meio desta modalidade para obter crédito é possível fazer o novo contrato sem que haja consulta aos órgãos de proteção ao crédito.
Portanto, se o contratante estiver negativado , o refinanciamento de crédito é uma ótima opção.
Vale a pena renovar o consignado?
A renovação do empréstimo consignado valerá a pena se a pessoa estiver passando por alguma situação delicada e precisar de crédito, mas não possui margem disponível ou não deseja comprometer a renda mensal.
O refinanciamento deve ser feito com cautela e pode ser uma ótima opção para evitar o superendividamento .
Como solicitar a renovação de um empréstimo consignado?
Se o refinanciamento for a melhor opção para você, o primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira na qual você possui contrato de empréstimo ativo.
Por meio de uma simulação, verifique as condições de pagamento e veja se, juntamente com o valor liberado, essa opção de crédito será vantajosa para você.
Aqui na Bras, além da renovação de contrato, é possível também fazer a contratação de um novo empréstimo, a portabilidade de crédito e a antecipação do saque-aniversário .
Faça uma simulação em nosso site ou aplicativo e veja qual opção de crédito mais se encaixa com seu perfil e a sua necessidade.
Para receber conteúdos como este diretamente no seu e-mail, cadastre-se abaixo. E se ficou com alguma dúvida, deixa ela aqui nos comentários.
Mais postes
