Desde o desbloqueio do seu celular, a serviços bancários ou perfis em redes sociais, é necessário o acesso com senha. Ela serve para proteger com totalidade e sigilo suas informações e dados pessoais. E a tendência do mundo tecnológico, é usar cada vez mais as senhas como uma espécie de “chave de segurança digital ”.
Anotar no papel, fazer uma planilha com seus dados de acesso, compartilhar com outras pessoas ou mesmo confiar na sua memória, não parece ser a melhor escolha. A importância de uma senha forte e bem guardada está na proteção contra pessoas com má índole, invasão de sistema e assegurar sua privacidade. E aí: Você tem feito boas senhas e salvado (elas) com segurança?
Logo abaixo, trouxemos algumas dicas para criar senhas fortes e sugestões de como protegê-las.
Como criar senhas fortes?
Entre as senhas mais usadas na internet estão a sequência de números 123456 ou a data de nascimento do usuário. E pelo fato de ser bem comum e previsível não recomendamos que ninguém as use. Nos próximos tópicos, daremos dicas de como fazer uma boa senha:
- Não crie um padrão de senha para todos os acessos
É muito fácil para um invasor quando todas as suas contas têm a mesma senha, escape dessa cilada!
- Use Símbolos (!,@,#)
Ponto de exclamação, interrogação, jogo da velha – ajudam a criar uma senha forte
- Não use sequência numérica lógica
Evite usar senhas como: SeuNome123 ou 10203040
- Não coloque seu nome
Fuja de senhas que são apenas o seu nome ou nome do cônjuge
- Faça uma combinação de caracteres
Para uma senha forte, use letras maiúsculas e minúsculas, números variados e símbolos.
Faça uma combinação de um número memorável (como um telefone fixo) + Nome de uma cidade ou pessoa + mescle com símbolos
Exemplos: P3dr0!8723; 35212687 (caso seja uma senha numérica)
- Use um gerador de senhas seguras
Existem diversos sites gratuitos que possuem o serviço de criar senhas, onde você personaliza pela quantidade de caracteres, uso de letras ou apenas números, entre outras possibilidades.
Onde posso guardar minhas senhas com segurança?
Como dissemos anteriormente, não recomendamos que você anote suas senhas na agenda ou faça uma tabela com todas elas no computador. Pois é muito vulnerável de acesso de terceiros.
Se o sistema possuir a opção de um token de segurança, indicamos que aceite, pois é um duplo fator de confirmação de que é realmente o usuário que está acessando, onde é enviado um código para o seu celular ou e-mail, por exemplo. Outra alternativa é a senha biométrica onde entra o reconhecimento facial, de íris ou a impressão digital.
No caso de senhas simples, para evitar esquecimento e dor de cabeça, existem alguns sites ou aplicativos com a função de cofres virtuais. Indicamos uma plataforma chamada RoboForm onde você pode salvar todos os seus logins e senha sem perigo algum. Mas caso prefira o modo tradicional de escrever a senha e guardar em um papel, indicamos que anote em um lugar seguro, e troque suas senhas a cada 3 meses.
Agora que você aprendeu a importância de ter uma senha forte e como protegê-la, esperamos que sigam os conselhos! Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nosso blog para receber mais conteúdos sobre segurança digital e muito mais.
Mais postes
