A internet está cheia de ofertas incríveis, com várias facilidades para fazer bons negócios de compras. Pesquisar preços com mais facilidade, comprar e receber o produto em casa são possibilidades que o mundo virtual nos proporciona! Porém, é preciso ter cuidado, pois sempre existem pessoas que agem de má-fé em todas as partes, fazendo com que os golpes sejam uma triste realidade.
Para evitar que você seja mais uma vítima de golpes pela internet, listamos algumas dicas que vão te ajudar a identificar essas ciladas digitais.
Aprendendo a evitar golpes pela internet
Os principais golpes pela internet estão relacionados a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços. É importante saber se proteger dessas fraudes. Dá uma conferida nas nossas dicas!
- Confira o site e aplicativo
Se você nunca ouviu falar dessa loja, antes de qualquer compra, faça as seguintes perguntas: alguém já teve problema na entrega? Os objetos vendidos são realmente como diz no site? Como foram as experiências dos clientes?
Faça uma pesquisa sobre a empresa, além dos comentários de outras pessoas, que é algo muito pessoal, é importante ter os dados comerciais da empresa . Todas as lojas virtuais são obrigadas a oferecer informações como endereço, telefone, CNPJ e razão social. Desconfie caso o site não apresente esses dados.
2. Formas de contato oficiais
É importante conferir quais são as formas de contato com a empresa. E elas podem ser das mais diversas maneiras. Por chats próprios, email, redes sociais ou telefone. Cada site ou app pode oferece uma ou mais de uma forma de contato. Mais fique atento se esses contatos são oficiais para evitar cair em golpes pela internet.
3. Esse site é real mesmo?
Conferir todas as informações do site e saber se ele é real é muito importante. Já que existem pessoas que usam as informações de grandes lojas para aplicar golpes. Esses sites normalmente têm a aparência idêntica ou muito parecida com o do site real, mas o endereço da página costuma ser um pouco diferente do original. Fique atento a cada detalhe para conferir!
Não se esqueça de atualizar o seu antivírus e, em nenhum momento, baixe qualquer arquivo no seu computador para finalizar uma compra.
4. Política do site e termos de uso
Essas são exigências para o funcionamento de sites e aplicativos, e por meio deles você conhecerá suas medidas de segurança como também seu sistema de trocas e devolução. Quanto mais confiante você estiver, melhor será sua compra e mais protegido você vai ficar de golpes pela internet .
5. Pagando com segurança
Depois que você checou que os sites são seguros, é hora de prestar atenção nos seus dados bancários . Existem bancos que liberam cartões virtuais que são diferentes dos cartões físicos. Caso prefira pagar por meio de boleto bancário também há formas simples de identificar se o documento é ou não original.
A grande maioria dos sites fraudadores não oferece outras formas de pagamentos além do boleto bancário. Fique de olhos bem abertos quando só tiver essa opção de pagamento. Veja se a logo e o nome do banco são iguais e confira o número do banco.
Então, deu para entender direitinho as dicas de como não cair em golpes pela internet?
Mais postes
