Se você contratou empréstimo consignado, já deve ter se deparado com as opções de refinanciar sua dívida ou fazer a portabilidade dela.
Na portabilidade existem etapas quando você renegocia sua dívida com um novo banco, trocando seu contrato por um novo, sendo possível alterar prazos, valores e taxa de juros.
Leia também: Saiba como fazer um refinanciamento de empréstimo
Quando há o processo de portabilidade, uma das etapas é a do refinanciamento do contrato. Esta etapa se chama refinanciamento da portabilidade.
Continue a leitura e saiba como funciona o refin da portabilidade.
O que é o Refinanciamento da Portabilidade?
Na portabilidade há a troca de dívida para uma nova instituição financeira com taxa de juros mais atrativas, havendo a possibilidade de reduzir valor das parcelas ou receber troco.
Ao escolher a instituição bancária com as melhores condições e solicitar a portabilidade, dentro deste processo ocorre o refinanciamento da portabilidade.
Também chamado de Refin da Portabilidade, esta etapa é quando o novo banco coloca seu contrato nas novas condições que você escolheu.
Como funciona o Refinanciamento da Portabilidade?
Quando solicitado a portabilidade, é feito uma simulação de como seu contrato pode ficar com as novas condições.
As novas condições são ativadas no refinanciamento, onde um novo contrato será feito com outra taxa de juros, valor de parcelas e prazo de pagamento, podendo levar até 3 dias úteis.
Após a averbação do refinanciamento pelo órgão responsável pelo seu benefício, tem a liberação do “troco” da operação em sua conta.
Esta etapa será realizada em até 6 dias úteis na conta correspondente ao salário ou benefício social.
Dentro do prazo de até 9 dias úteis todo o processo de portabilidade, incluindo o refinanciamento, estará concluído e seu novo contrato passará a valer oficialmente.
Quais as etapas da portabilidade?
Na Portabilidade de Empréstimo Consignado você pode transferir o seu atual contrato para o banco que tiver as melhores condições.
Aqui na meutudo, ao solicitar a portabilidade, seu contrato passa por algumas etapas. Confira cada uma delas abaixo:
Conferência
Neste passo nosso time está conferindo todas as informações encaminhadas pelo cliente, como documentação, margem disponível, etc.
CIP
Estando tudo certo na etapa anterior, agora o contrato de portabilidade é encaminhado para a CIP, Câmara Interbancária de Pagamentos.
A CIP que irá realizar o acordo de portabilidade entre a instituição anterior e a atual em que o cliente está fazendo a portabilidade.
Pagando o saldo devedor
Neste passo ocorre o pagamento do saldo devedor. Isto é, quando a CIP retorna com dos dados do seu contrato, a meutudo paga o saldo do contrato para o banco anterior.
Assim, seu contrato com aquele banco será liquidado, podendo trazer ele para a meutudo.
Saiba mais: meutudo é confiável?
Refin
Agora é hora de refinanciar a portabilidade. É feito um novo contrato com as condições escolhidas pelo cliente no ato da contratação.
Averbação
Esta é a etapa em que o DataPrev averba o contrato, quando autoriza desconto do empréstimo no contracheque ou folha de pagamento.
Contrato Pago
Se você refinanciou com a opção de receber o troco, é nesta etapa que ele será depositado na sua conta e o processo é finalizado.
Vale a pena refinanciar a portabilidade?
O refinanciamento é uma excelente alternativa para quem deseja melhorar as condições do empréstimo e possuir um crédito de qualidade.
Portando seu empréstimo para uma instituição com taxas de juros mais justas, é possível deixar sua dívida mais barata.
Além disso, se você precisa de dinheiro, mas não quer fazer uma nova dívida ou não possui margem consignável , pode refinanciar alterando o prazo do contrato e gerando troco.
Este troco será depositado em sua conta bancária para fazer o que quiser.
Simule sua portabilidade com a meutudo, saiba como ficará seu refinanciamento e contrate com taxa justa de verdade.
Inscreva-se abaixo e receba nossos conteúdos diretamente no seu email. E se ainda tem dúvidas, deixa ela aqui embaixo e vamos te ajudar!
Mais postes
