Mesmo com a margem consignável restringindo o limite de crédito consignado que pode ser contratado, é importante ficar atento para não comprometer sua saúde financeira.
Muitas vezes, isso não ocorre e as parcelas passam a pesar no bolso.
Porém, existe a possibilidade de reduzir o valor da parcela do empréstimo consignado . Você sabia?
Se não sabia, continue acompanhando este artigo que vamos te explicar como funciona, se você pode realizar e como fazer para reduzir o valor da parcela do seu consignado .
É possível reduzir o valor do consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que oferece excelentes condições para contratação.
O diferencial do consignado está no pagamento das parcelas, que é descontado diretamente no contracheque do servidor público ou beneficiário do INSS.
Por isso, com a garantia do pagamento, as instituições financeiras oferecem taxas de juros atrativas.
Mas, apesar da taxa de juros atrativa , as parcelas do consignado podem acabar tomando boa parte da renda, tornando o orçamento apertado.
Nessa situação, é possível sim reduzir o valor da parcela do consignado. A seguir te explicamos como fazer isso.
Como fazer para reduzir o valor das parcelas?
Mesmo quem acabou de fazer um empréstimo consignado consegue reduzir o valor da parcela paga mensalmente. E para isso há duas possibilidades legais.
Uma é a portabilidade de crédito, onde é possível levar seu empréstimo de um banco para outro.
A segunda forma de reduzir o valor da parcela é refinanciar seu empréstimo com o próprio banco.
Veja também: Como funciona o empréstimo consignado SIAPE
Portabilidade de crédito
A portabilidade de empréstimos é a possibilidade de trocar o seu empréstimo atual por um novo empréstimo com condições mais vantajosas, em um novo banco .
| Saiba mais: Tudo sobre a portabilidade de empréstimo
Assim, é possível reduzir a taxa de juros e, consequentemente, reduzir o valor da parcela do seu empréstimo.
Refinanciamento do empréstimo consignado
Também existe a opção de renegociar o seu empréstimo consignado sem mudar de banco , dessa forma você faz a solicitação de um refinanciamento.
Desta forma será possível negociar para diminuir a taxa de juros ou até aumentar o prazo de pagamento do contrato, diminuindo consequentemente o valor das parcelas.
Como funciona o refinanciamento do consignado com redução de parcela?
O refinanciamento está disponível para os clientes que já quitaram uma parte da dívida, em torno de 15% do valor.
Ao solicitar o refinanciamento, o cliente está renegociando com o mesmo banco e a operação volta ao seu prazo original de pagamento. A vantagem?
É que as parcelas podem diminuir de valor quando é negociado a taxa de juros e o contrato. Ainda é possível levar um valor de troco na negociação.
| Veja mais: Saiba como fazer um refinanciamento de empréstimo
Para aderir a esta negociação, entre em contato com seu banco e veja a possibilidade de fazer o refinanciamento do seu contrato e conseguir parcelas mais baixas.
Como funciona a portabilidade de crédito com redução de parcela?
Como dito anteriormente, na portabilidade de crédito você transfere seu contrato de um banco para outro.
Nesta operação o objetivo é conseguir melhores condições de contratos na nova instituição, como, por exemplo, taxa de juros mais baixa, prazo de pagamento, valor da parcela, etc.
Transferir seu empréstimo de um banco para outro é como uma “compra de dívida”. O novo banco paga sua dívida com o banco antigo e faz um novo contrato, com as novas condições.
No novo contrato você tem a oportunidade de diminuir a taxa de juros e, claro, reduzir o valor da sua parcela.
Assim, o novo contrato entra em vigor com as condições acordadas e o desconto em seu salário será menor.
Outra oportunidade dentro da portabilidade é receber troco, isto é, receber dinheiro na conta com a troca de contrato para uma nova instituição financeira.
| Veja mais: Portabilidade com troco é vantajoso?
Isso é possível quando há uma taxa de juros mais baixa e o saldo total é refinanciado, garantido a volta da diferença, o troco máximo, direto para a sua conta.
Lembramos que estas opções estão sujeitas à disponibilidade e análise de crédito. Cabe ao banco fazer todas as análises necessárias e avaliar se será possível ou não a contratação.
Reduzir parcelas do consignado com taxas justas
Agora que você conhece as possibilidades de reduzir o valor da parcela do seu contrato, aproveite as taxas de juros da meutudo e pague menos no seu consignado!
Faça sua portabilidade com a gente e verifique a possibilidade de reduzir o valor da parcela ou receber dinheiro direito na sua conta.
Ah, e se você já tem consignado com a meutudo, veja se o refinanciamento já está disponível.
Em nosso site ou aplicativo, totalmente online, é possível conferir suas oportunidades disponíveis e ter dinheiro barato de verdade!
Continue acompanhando as maneiras de economizar com seu consignado. Inscreva-se abaixo e receba nossos conteúdos diretamente em seu email.
Mais postes
