O que é o orçamento 50/30/20?
A regra 50/30/20 é um método de orçamento financeiro que consiste em dividir as despesas pessoais em 3 categorias distintas:
- 50%: despesas de sobrevivência e itens essenciais (como aluguel, alimentação, transporte, etc.);
- 30%: gastos flexíveis e não-essenciais (como cinema, restaurantes, viagens, etc.);
- 20% metas financeiras (como investimentos ou pagamentos de dívidas ).
Esse tipo de orçamento serve como um guia para quem está em situação de descontrole financeiro e precisa se organizar. Mesmo assim, ele não precisa ser rígido e pode ser adaptado à realidade de cada pessoa ou família.
Quais as vantagens do orçamento 50/30/20?
Para quem não tem nenhum sistema de controle financeiro pessoal , a regra 50/30/20 pode ser um bom começo para uma mudança de hábitos relacionados ao dinheiro. Além disso, podemos elencar as seguintes vantagens:
- fácil visualização do uso do dinheiro ;
- estabelecimento de limites coerentes;
- relação mais saudável com o dinheiro;
- maior controle sobre o orçamento geral;
- criação de metas futuras claras e alcançáveis.
Assim, esse método de organização financeira atua como um facilitador, já que estabelece parâmetros claros de gerenciamento. Muitas vezes, as pessoas deixam de controlar seu capital por acharem que é chato ou muito trabalhoso, mas o orçamento 50/30/20 elimina boa parte do trabalho mental envolvido nesse processo.
Para saber mais sobre esse método, leia este artigo: Regra 50 30 20: como organizar seu orçamento pessoal
Como usar a calculadora 50/30/20?
Para dividir sua renda de acordo com o método
O uso da nossa calculadora 50/30/20 é bastante simples: basta informar sua renda mensal líquida no local indicado. Como resultado, a calculadora já mostra o total disponível para cada despesa, de acordo com as porcentagens do método. Assim, seu único trabalho será separar o dinheiro de acordo com cada tipo de despesa e administrá-lo para manter seu orçamento dentro do planejado.
Para entender seus gastos atuais
Se você quer saber como estão distribuídos seus gastos atuais, pode usar a segunda parte da calculadora. Para isso, precisa já ter uma ideia de média de gastos em cada categoria (não faz mal se não forem os valores exatos).
Como resultado, a calculadora mostra se você está gastando mais do que ganha e precisa desenvolver um melhor controle financeiro ou se está dentro do orçamento. Por fim, você também pode ter uma ideia sobre sua saúde financeira e se suas despesas estão de acordo com o método ou é preciso ajustá-las. Veja um exemplo abaixo:

Aproveite para fazer simulações de diferentes cenários e ajustar seu orçamento conforme necessário!
Mais postes
