Os rendimentos da poupança podem ser usados como índice para correção de valores, por exemplo, de um financiamento. Nesse caso, tais produtos e procedimentos também vão acompanhar as regras da caderneta.
Veja como fazer a simulação da Correção Poupança, em que situações ela pode ser usada, quais são suas variáveis e, claro, como usar nossa calculadora para ajudar nas suas decisões financeiras.
Como funciona a correção da poupança?
Para entender o funcionamento da Correção Poupança, é preciso ter claro o rendimento da poupança, que funciona por aniversários mensais contabilizados a partir da data de aplicação.
Dessa forma, para que o valor aplicado seja remunerado, precisa ser mantido por 30 dias inteiros. Todavia, se for resgatado antes da data de aniversário da poupança, o rendimento não será contabilizado. Ou seja:
- valor permanece aplicado por 30 dias: rendimento de 1 aniversário;
- valor permanece aplicado por 45 dias: rendimento de 1 aniversário;
- valor permanece aplicado por 60 dias: rendimento de 2 aniversários;
O mesmo vai acontecer com outras operações que são corrigidas pela poupança, ou seja, elas serão ajustadas pelos índices da aplicação e por data-base (aniversários).
Qual o rendimento da poupança hoje?
A taxa Selic atual é de 13,75% ao ano, o que faz com que o rendimento da poupança seja contabilizado como 0,5% ao mês + Taxa Referencial. Relembre a regra:
- Taxa Selic menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento poupança será de 70% da taxa Selic + TR (Taxa Referencial)
- Taxa Selic maior que 8,5% ao ano, 0,5% ao mês + TR
Depósitos anteriores a essa data também são remunerados em 0,5% ao mês + TR. Essa referência também pode ser utilizada para a correção da poupança e explicaremos a seguir.
Quando a correção da poupança é utilizada?
A correção da poupança pode ser usada como referência para financiamentos , empréstimos , contratos e outros investimentos , já que todos envolvem negociações financeiras que precisam ser corrigidas ao longo do tempo.
Se um contrato ou investimento tiver sido realizado antes de 04 de maio de 2012 e usar a correção da poupança para seu reajuste, a base de cálculo para tal será a remuneração antiga da poupança. Mas no caso de novos contratos, a nova regra será utilizada.
Como usar a calculadora de correção de valores pela poupança?
Veja como usar nosso simulador/calculadora da correção pela poupança.
- Preencha as informações dos campos
Indique o valor a ser corrigido, informe a data de início (que vai ser a data-base para calcular os aniversários da poupança) e a data final, que será determinante para indicar quantos aniversários o montante contabilizou no período.
- Selecione a regra de correção da poupança
Indique se a simulação da correção da poupança deverá usar a nova ou antiga regra de juros da poupança.
- Clique em calcular e veja o resultado
Ao colocar as informações na calculadora da correção de valor pela poupança, selecionar a regra e clicar em calcular, a ferramenta apresentará um resumo detalhado das informações que você precisa, ou seja:
Valor corrigido;
Percentual de correção;
Perguntas frequentes sobre a correção de valores pela Poupança
- Qual o índice da correção da poupança hoje?
A correção poupança anual, em 2021, é de 6,17%.
- Qual banco tem a melhor correção da poupança em 2021?
A poupança tem rendimento e correção igual em todos os bancos que oferecem a aplicação.
Essa calculadora da correção de valores pela poupança foi útil? Conheça nossos outros simuladores financeiros e assine nossa newsletter para notícias e conteúdos sobre finanças.
Mais postes
