Como acessar a poupança digital? Veja aqui como é simples!
Um dos maiores desafios para as pessoas que possuem benefícios para receber do Governo Federal é conseguir visualizar seu saldo e movimentar este dinheiro.
Nesse sentido, a conta poupança social digital da Caixa é um serviço exclusivo para esses beneficiários, e já adiantamos que é muito simples acessar esta conta e realizar as transações.
Portanto, no artigo de hoje, você vai aprender como acessar a poupança digital sem precisar sair do conforto da sua casa. Vamos lá?
Como acessar a poupança digital? passo a passo
Se você está lendo este artigo, provavelmente está com dúvida sobre como acessar a sua poupança digital, certo?
Então, continue a leitura para entender, de forma detalhada, como realizar este passo.
- Você vai precisar instalar o aplicativo Caixa Tem no seu Celular. Este app está disponível na versão Android e iOS.
- Faça o login com o seu CPF e senha numérica de 6 dígitos. Caso seja o seu primeiro acesso, vai ser preciso criar a sua senha. O aplicativo vai te instruir sobre todos esses passos. É simples, ok?
- Assim que realizar o login, procure pelo serviço que deseja utilizar. Pronto!
Importante enfatizar que para usufruir dos serviços atrelados a poupança digital, como realização de pagamentos e transferências, você vai precisar informar o seu número de celular e aguardar uma mensagem com o código para confirmar a sua identificação.
O que é preciso para acessar a conta poupança digital?
Para acessar a conta social digital, vai ser preciso ter em mãos os seguintes dados: o número do seu CPF + a senha.
Lembrando que esses dados são pessoas e intransferíveis. Por segurança, recomendamos que você não passe esses dados para terceiros.
O que é a poupança digital?
A Poupança Social Digital foi criada pela Caixa Econômica Federal com o intuito de contribuir com o recebimento dos benefícios dos programas do Governo Federal.
Isto significa que a pessoa que possui o direito de receber o Auxílio Emergencial, por exemplo pode usufruir deste dinheiro pela poupança virtual simplificada.
Quem pode fazer uma conta poupança digital?
A conta poupança digital da Caixa é destinada para todas as pessoas que possuem o direito de receber algum benefício do Governo.
Normalmente, a abertura desta conta é feita automaticamente para quem já está inscrito no Cadastro Único e não possui conta na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil.
Poupança digital é a mesma coisa que poupança social digital Caixa?
Provavelmente você deve estar se perguntando se a poupança digital Caixa é a mesma que a poupança social digital. Apesar de ambas serem uma poupança da mesma instituição financeira, o objetivo de cada uma é bastante diferente.
Por exemplo, a Poupança Social Digital não aceita saldo superior a R$ 5 mil reais.
Além disso, não é possível realizar transações a crédito e débito que superam este valor no mês. Outro ponto importante a se destacar é que esta conta não possui cartão físico.
Vamos supor que o titular desta conta faça depósitos que exceda o valor permitido para esta conta poupança.
Então, o banco tem a total permissão para realizar o bloqueio da mesma e não autorizando o seu desbloqueio em quaisquer circunstâncias.
Para resolver esta situação, o cliente vai precisar entrar em contato com a Caixa para solicitar a conversão da conta social digital para conta poupança da Caixa. Ou então, é possível realizar o saque de todo o dinheiro, na condição da conta social seja encerrada posteriormente.
Como movimentar o dinheiro da Poupança Social Digital
Todas as transações da Poupança Digital da Caixa podem ser feitas por meio do aplicativo Caixa Tem. Por meio dele, você vai poder:
- pagar boletos e contas;
- transferir de dinheiro para outra conta;
- realizar transações com o cartão virtual de débito;
- sacar sem cartão nos caixas de autoatendimento (ATM) da Caixa ou correspondentes.
Conheça as taxas e serviços da conta poupança digital
A Poupança Social Digital tem isenção da tarifa mensal de manutenção, e ainda disponibiliza aos seus clientes alguns serviços gratuitos, como:
- 2 saques por mês nos terminais de autoatendimento e Casas Lotéricas;
- 3 transferências por mês, para conta de depósitos para outros bancos;
- 2 impressões de extrato no mês, onde são apresentados a movimentação dos últimos 30 dias;
- transferência ilimitada para contas da Caixa;
- consultas do saldo por meio digital, site ou aplicativos da Caixa.
Caso você ultrapasse a utilização dos serviços gratuitos, então a Caixa vai cobrar os adicionais conforme a Tabela de Tarifas vigentes.
Conclusão
Como você pode perceber, a conta social digital é bastante benéfica, pois facilita no recebimento de benefícios do governo Federal, como por exemplo o Auxílio Emergencial.
Portanto, a nossa recomendação é que você utilize esta conta apenas para aquisição desses valores relacionados aos programas do Governo. Isto significa que ao receber o dinheiro, você realize a transferência para a sua conta corrente ou uma caderneta de poupança.
No blog do BRAS, apresentamos várias opções que possuem isenção de taxas e vários outros benefícios atrelados. Interessou? Então não deixe de assinar a newsletter para receber todo o conteúdo em primeira mão!
Mais postes
