Caso você tenha se cadastrado para ter acesso ao novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) e tenha se arrependido, é possível excluir a chave do PIX.
Mesmo que cada instituição ou fintech tenha um método próprio para o cadastro, todas elas disponibilizam a opção de descadastramento em caso de arrependimento ou solicitação errada.
Se esse for o seu caso, aprenda na prática como excluir a chave do PIX na instituição escolhida.
Aprendendo a excluir a chave do PIX
Independentemente do banco ou fintech, o processo para a exclusão da chave do PIX costuma ser bastante similar.
Como exemplificação, seguem os passos para uma conta digital do C6 Bank.
- Acesse o aplicativo do banco que você deseja excluir o acesso do sistema de pagamentos simultâneos;
- Em seguida, procure a opção do PIX, que costuma ser uma das principais na tela do seu aplicativo ou do acesso ao internet banking;
- Selecione a chave que deseja fazer a exclusão;
- Em seguida, aperte a opção “Selecionar”.
- Ao marcar essa alternativa, confirme a opção de exclusão da chave.
- Automaticamente, o cadastro já terá sido deletado, dando espaço para que você o direcione para outra empresa da sua escolha.
O que pode acontecer se eu deletar a chave do PIX?
Como as chaves do PIX são únicas para cada uma das opções disponíveis, se você fizer a exclusão do registro, ela automaticamente já estará livre.
Afinal, o cadastro de toda e qualquer chave ocorre automaticamente no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) do Banco Central.
Dessa forma, o banco de dados retirará seus dados para que você possa realizar o registro em uma instituição diferente sem maiores problemas.
Sobre o PIX
O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos do BC, com previsão de lançamento em 16 de novembro.
Por meio dele, os usuários pessoa física e jurídica poderão fazer transferências monetárias em até dez segundos, 24h por dia, além de pagamentos de boletos bancários e compras através de QR Codes.
Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar a newsletter do BRAS e ativar as notificações do Push para receber as notícias sobre o universo financeiro em tempo real.
Mais postes
