Se você está em busca de alternativas para faturar uma renda extra ou está analisando profissões para se especializar, precisa saber como ganhar dinheiro com contabilidade.
Isso porque essa é uma área que oferece ótimas oportunidades para lucrar, principalmente com a grande evolução tecnológica que tivemos nos últimos anos. Veja as principais áreas em que você pode ganhar dinheiro com a contabilidade:
- Contabilidade fiscal e societária
- Contabilidade pública
- Analista
- Perícia contábil
- Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF
- Consultor
- Professor de ciências contábeis
- Grupo de mentoria no WhatsApp
- Venda de produtos digitais
Sendo assim, confira mais detalhes sobre cada alternativa e aprenda a como ganhar dinheiro com contabilidade de forma prática e simples.
1- Contabilidade fiscal e societária
Chamamos de contabilidade fiscal tudo que envolve os regimes de tributação, ou seja, tudo que abrange o pagamento de tributos e o recebimento de pagamentos em um livro caixa.
As guias de impostos e o cálculo da folha de pagamento são bons exemplos de contabilidade fiscal.
Já a contabilidade societária analisa as empresas conforme as técnicas do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC) e, por esse motivo, os sócios devem viabilizar informações a fim de que o profissional contábil construa uma estrutura.
Aqui, na verdade, estamos falando da contabilidade tradicional que é exercida pelo contador na assessoria a empresas, seja como contratado ou terceirizado.
Essa é a forma mais abrangente de atuação do contador, que por meio das suas habilidades e conhecimentos contribui para melhorias na gestão fiscal, tributária e financeira da organização.
Devido a diversidade de trabalhos, o contador generalista vem gradualmente cedendo espaço para o contador especialista. Nesse cenário, ele se dedica exclusivamente a algumas áreas, a fim de oferecer um serviço com foco maior na solução de uma demanda específica.
É o que acontece em alguns escritórios contábeis que oferecem, por exemplo, apenas os serviços de encargos trabalhistas, cálculo da folha de pagamento, análise e projeção financeira e abertura de empresas.
Métodos tecnológicos, como sistemas de gestão online com armazenamento na nuvem, são fundamentais para que o contador atue de forma eficiente e produtiva. Ademais, a especialização pode ser um caminho interessante, uma vez que o mercado está cada vez mais concorrido.
2- Contabilidade pública
A contabilidade pública permite que o profissional graduado em Ciências Contábeis atue como contador, analista, perito ou auditor.
Ao contador público, cabe contribuir para uma competência maior na gestão dos recursos, permitindo a identificação de tudo que foi gasto e o que está disponível para novos investimentos, de modo que seja possível a redução da carga tributária e, além disso, oferecer serviços de maior qualidade à população.
Para seguir carreira na contabilidade pública, é necessário passar por um processo seletivo ou ser indicado para cargo em comissão. Na primeira situação, há estabilidade, plano de carreira e um salário bem generoso.
Após a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal , que exige que os administradores divulguem relatórios e demonstrativos dos gastos de estados e municípios, suas respectivas fundações, autarquias e agências, vêm abrindo boas oportunidades de serviço na área.
3- Analista
Aqui, não estamos falando da posição que o contador ocupa em algumas empresas, que classificam seus profissionais de acordo com o tempo de mercado.
A função de que se fala está também relacionada à contabilidade pública e requer aprovação em um processo seletivo.
Com a formação em Ciências Contábeis, é possível concorrer às vagas para cargos como Analista Previdenciário ou Analista de Finanças e Controle.
No primeiro cargo, o profissional acompanhará processos relacionados aos benefícios previdenciários, além de coordenar as atividades relacionadas à gestão patrimonial, financeira, orçamentária, auditoria contábil, análise contábil e cálculos judiciais.
Além disso, também será responsável pela política de investimentos financeiros , despesas de pessoal e pela gestão da tecnologia e sistemas de informação.
Já no segundo posto, entre outras tarefas, o profissional terá a supervisão, direção, coordenação e execução de trabalhos específicos sobre gestão financeira, patrimonial, orçamentária, análise contábil, auditoria contábil, além de perícia envolvendo a administração pública.
Vale ressaltar que a remuneração de analista público é um atrativo a mais. De acordo com o órgão, onde houver concurso público, o salário pode chegar próximo aos R$ 20 mil.
4- Perícia contábil
É comum a função do perito contábil ser confundida com a do auditor. De fato, os papéis são semelhantes, porém, as carreiras são distintas.
A principal diferença é que um perito é convocado de forma extrajudicial ou judicial, para encontrar provas que ofereçam auxílio para solucionar possíveis divergências ou esclarecer polêmicas e não contratado pela empresa para buscar evidências de erros ou fraudes na sua contabilidade.
Para se tornar um perito contábil, é fundamental mostrar-se capacitado para exercer a função e construir boas relações profissionais, uma vez que não há concurso público, somente indicação ou nomeação para o cargo.
Na esfera judicial, a perícia contábil prevê a contratação do contador como pessoa física para atuar como auxiliar do juiz.
Já na esfera extrajudicial, a contratação é do escritório contábil, na forma de pessoa jurídica, apesar do parecer final ou laudo ser elaborado e assinado pelo perito.
5- Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF
Outra forma bem interessante de como ganhar dinheiro com contabilidade é fazendo Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) .
O lado positivo dessa possibilidade é que ela também abrange pessoas não formadas em Ciências Contábeis. Afinal, basta ter conhecimento das regras do IRPF.
Sendo assim, um estudante de contabilidade também é capaz de fazer.
6- Consultor
A atividade de consultoria no ramo da contabilidade pode ser exercida de forma exclusiva ou complementar. Ela abre portas para oferecer treinamentos e palestras para empresas e organizações públicas.
O consultor, diferentemente do contador, mostra ao cliente o caminho que ele deve seguir, porém, não executa as tarefas.
Ele pode, por exemplo, apontar soluções para alguns problemas pontuais e detalhar quais são as melhores práticas de gestão fiscal, tributária e financeira.
7- Professor de ciências contábeis
Agora viramos a chave para algo totalmente diferente do que falamos até aqui, porém, pode ser uma boa solução para a carreira de um profissional que possui um perfil menos operacional.
Aqui, o grande desafio é migrar da prática para a teoria e compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas, considerando um grupo heterogêneo e possivelmente com dificuldades e percepções distintas.
Trabalhando como professor, você deixará de ser contador, não fará mais cálculos de impostos, balanço patrimonial, fluxo de caixa e outras prerrogativas comuns à atividade, porém, terá que explicar como realizá-las.
8- Grupo de mentoria no WhatsApp
Se você tiver um bom conhecimento técnico em contabilidade, também pode usar o WhatsApp para ensinar outras pessoas.
Use o aplicativo para criar um grupo de mentoria e cobre por esse trabalho. Ele envolve um bom planejamento de conteúdo e uma frequência regular de postagem.
Você pode explicar o conteúdo por vídeo, áudio, texto e até mesmo por videochamada, usando apenas o WhatsApp para isso.
9- Venda de produtos digitais
Você também pode ganhar dinheiro com contabilidade vendendo produtos digitais, como por exemplo e-books, planners ou até mesmo cursos online.
A grande vantagem desses produtos é que eles são produzidos uma única vez, mas podem ser vendidos várias vezes.
Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro com contabilidade
- Ser contador dá dinheiro?
Sim, é perfeitamente possível ganhar muito dinheiro trabalhando com contabilidade, afinal de contas, o mercado contábil oferece diversas oportunidades e pode proporcionar ganhos bem positivos se você procurar todos os meios para alavancar o seu negócio.
- Qual área da contabilidade paga melhor?
O analista público. De acordo com o próprio órgão, o salário desse profissional pode chegar próximoa R$ 20 mil, onde houver concurso público.
Mais postes
