Quando eu abri minha conta corrente, há quase dez anos, optei pela agência no campus da Universidade onde estudei. Na época eu precisava da conta para receber uma bolsa de iniciação científica e me pareceu uma boa ideia utilizar o banco mais próximo de onde eu estudava. De lá pra cá eu já me mudei de cidade duas vezes, mas por comodidade preferi não alterar a agência com a qual já estou acostumada.
O primeiro problema surgiu há algumas semanas, quando precisei resolver uma problema bancário e descobri que não poderia fazer isso em uma agência que não fosse a minha. A gerente, muito solícita, me apresentou bons argumentos para transferir a minha conta aqui para Florianópolis, o que facilitaria bastante as coisas. Ainda não me decidi, mas tenho refletido bastante sobre a questão.
Como mudar de agência?
Se você deseja mudar de agência sem mudar de banco, o procedimento é bem simples. O ideal é procurar a agência para a qual você deseja transferir sua conta e conversar diretamente com o gerente. Ele será o responsável por todo o procedimento, já que tem o interesse de ganhar um novo cliente. A outra conta será cancelada e uma nova é aberta no banco de destino.
É importante salientar que um novo contrato é assinado, então as condições que você tinha anteriormente podem mudar, mesmo que o banco continue sendo o mesmo. Essa, inclusive, pode ser uma boa oportunidade para negociar tarifas menores, um limite maior para o seu cartão de crédito ou um desconto no seu pacote de serviços.

O número da conta muda?
Sim. Os dados da conta vão mudar por causa da mudança de agência. Isso quer dizer que você terá um novo número de conta e um novo número de agência – esse é um dos grandes contras que eu vejo na mudança. Além disso, será necessário emitir um novo cartão já que os dados foram alterados.
Se você recebe pela conta antiga, precisará informar a mudança para não haver confusões. Lembre-se também de observar se contas em débito automático e outros serviços pendentes foram transferidos para o novo número de conta corrente.
Vale a pena mudar de agência?
Existem prós e contras em optar pela mudança de agência. Do lado das vantagens, é possível destacar a maior proximidade com o banco para solucionar problemas de forma rápida. No meu caso, por exemplo, a agência que visitei fica a dois quarteirões da minha casa. Além disso, trata-se de uma agência pequena bem perto da agência central da cidade. Assim, as filas não são muito grandes e o atendimento, pelo que já observei, é eficiente.
Em contrapartida, as mudanças parecem criar novas complicações. Ter uma nova conta implica numa série de alterações na vida financeira que talvez não compensem a proximidade com agência. O que tenho pensado bastante é no quanto eu utilizo a agência, pois esse é o principal fator a favor da mudança. A dica que eu dou para quem está com a mesma dúvida é por na balança os prós e os contras para uma escolha acertada.
Mais postes
