A fintech Z1, que recebeu neste ano aporte do fundo Maya Capital e dos fundadores da 99, oferece serviço de conta digital para adolescentes. O aplicativo foi lançado em outubro deste ano e tem como principal diferencial trazer maior independência para os jovens.
Ao contrário de outras opções disponíveis no mercado para esse público, a conta da Z1 não é vinculada à conta bancária dos pais do adolescente.
Os responsáveis pelo jovem delimitam um valor a ser gasto, que é disponibilizado em um cartão pré-pago Mastercard. Fica por responsabilidade do adolescente, porém, definir como e quanto irá gastar desse recurso.
Conheça mais sobre a solução; com informações do Estadão.
Conta digital para adolescentes com independência
O objetivo da Z1 com a iniciativa é introduzir a educação financeira na vida dos adolescentes desde cedo. Os fundadores querem aproveitar para mudar a forma como esse público que já nasceu na era digital lida com dinheiro, para além das cédulas físicas recebidas em mesada.
“Apesar de alguns bancos oferecerem contas para adolescentes, são serviços geralmente vinculados às contas dos pais que não dão autonomia ao jovem”, diz o presidente executivo da startup, João Pedro Thompson, em entrevista ao Estadão.
Nessa conta, os pais não têm acesso aos detalhes de onde foram feitas as compras, dando maior liberdade aos filhos para lidarem com o dinheiro.
“Acreditamos na informação em vez do controle excessivo. É importante e faz parte do processo de educação uma certa autonomia”, considera a cofundadora da Z1, Sophie Secaf.
Como funciona?
O aplicativo, voltado para a faixa etária entre 10 e 24 anos, permite que o jovem consiga visualizar gastos, organizar vaquinhas, reservar dinheiro para doações e dividir contas com amigos.
A expectativa é que o aplicativo, que está se consolidando, pouco a pouco ganhe ainda mais funcionalidades. Interessados em criar uma conta digital para adolescentes do Z1 podem acessar o site da fintech e entrar na lista de espera.
Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do BRAS e se mantenha informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.
Mais postes
