A conta salário é um tipo de conta bancária que tem a única função de receber o pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Ao contrário da conta corrente, que é aberta diretamente pelo cliente, a conta salário é aberta em nome de seu cliente, mas a pedido da empresa onde ele trabalha.
Quando o funcionário é contratado, ele recebe uma carta da empresa, com a solicitação de abertura da conta salário. A empresa precisa ter uma parceria com o banco, assim todos os seus funcionários recebem os seus proventos no mesmo banco.
Por que a Conta Salário?
A conta salário é vantajosa para a empresa e também para o funcionário. Para a empresa, a conta significa mais praticidade na hora do pagamento, já que tudo é feito através de transferências, e todos os funcionários recebem através do mesmo banco. Evita também uma grande quantia em dinheiro na empresa em dia de pagamento, evitando os assaltos.
Para o funcionário, a maior vantagem é a segurança, já que hoje em dia é muito arriscado sair por aí com todo o dinheiro do pagamento na carteira. Tendo o salário depositado na conta, ele pode fazer saques de qualquer valor quando quiser, além de poder usar o cartão de débito para realizar suas compras ou pagamento de serviços, evitando o uso do dinheiro em espécie.
E se o trabalhador já tiver uma conta corrente em outro banco e desejar receber o seu salário através dela, poderá fazer uma portabilidade de salário .
É importante ressaltar que a conta salário não tem nenhum tipo de cobrança, mas ela não tem serviços como a conta corrente, como empréstimos, cartão de crédito, cheque especial, etc. Caso o trabalhador faça a portabilidade de salário para a sua conta corrente, pagará pelo pacote de serviços da sua conta, de acordo com o seu contrato, já que somente a conta salário é isenta de tarifas, a não ser que o cliente opte pelo pacote básico do banco.

Conta Salário do Banco do Brasil
O Banco do Brasil, que é um dos maiores bancos públicos do país, é também um dos bancos brasileiros que mais têm contas salário. São muitos os trabalhadores que recebem os seus proventos através do BB.
Além de salários, a conta também pode ser usada para receber saldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Mas não pode ser usada para receber depósitos de outro tipo, que não seja da entidade pagadora cadastrada.
Além disso, assim como toda conta salário, a conta do BB não tem transação por cheques ou cartões de crédito. O cliente tem direito a um cartão de débito para movimentar sua conta e fazer compras utilizando a função débito nos estabelecimentos credenciados com a bandeira.
A conta salário do Banco do Brasil não pode ser aberta por conta própria. O trabalhador precisa de uma solicitação da empresa para fazer a abertura da conta.
Para fazer o saque, o cliente pode se dirigir a um caixa eletrônico, ou diretamente nos guichês de caixas dentro das agências BB. A conta salário dá o direito de até 5 saques mensais. Também tem direito a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento e ao fornecimento, por meio dos terminais de autoatendimento, de pelo menos dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos 30 dias. No entanto, não é possível utilizar-se da rede integrada às Lotéricas.
Caso o cliente deseje transferir o seu salário para uma conta corrente ou conta poupança em outro banco, é preciso fazer a solicitação pessoalmente na sua agência bancária, preenchendo o formulário para a portabilidade de salário . Não há cobrança para esse serviço.
Mais postes
