
5 empréstimos para negativado autônomo!
Conseguir um empréstimo para negativado autônomo pode não ser uma tarefa entre as mais simples, já que empresas que concedem esse tipo de crédito costumam realizar análise dos clientes antes de fechar o negócio.
Por isso, pessoas que estão negativadas ou com o nome sujo podem parecer um risco grande demais para essas empresas na hora de emprestar dinheiro.
No caso do empréstimo para negativado autônomo, isso pode ser ainda mais difícil, já que, além do impedimento no histórico de crédito, é difícil para essa categoria de profissionais conseguir documentos importantes para terem suas solicitações de empréstimo aceitas.
Um desses documentos é o comprovante de renda, já que esses trabalhadores não possuem holerite nem carteira de trabalho assinada.
No entanto, por mais que possam haver obstáculos, essa tarefa ainda é possível. Por isso, continue conosco até o fim desse conteúdo para saber como ter acesso ao dinheiro de maneira mais simples.
Os 5 melhores empréstimos para negativado autônomo
Sabendo da dificuldade que pode ser encontrar um bom empréstimo para negativado autônomo, reunimos em uma lista as cinco melhores opções do mercado.
Todas essas empresas já se provaram confiáveis e possuem um bom nível de aprovação de pessoas com impedimentos.
É importante notar que as modalidades de empréstimo oferecidas por essas empresas varia de caso a caso.
Algumas, por exemplo, oferecem empréstimos com garantia do FGTS, outras, com a garantia de imóveis.
Você pode analisar cada uma das empresas e sua proposta para encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades!
Empréstimo pessoal FinanZero
A Finanzero é um buscador de empréstimos que possui parceria com mais de 50 instituições financeiras diferentes.
Nela, é possível que o cliente compare as diferentes condições de contratação, taxas e parcelamentos que cada uma oferece e escolher a melhor opção para seu tipo de perfil.
Com a modalidade de empréstimo para negativado autônomo não é diferente. A empresa conta com parceiros que são especialistas na oferta para esse público além da contratação poder ser feita de forma 100% online e gratuita.
Empréstimo pessoal Serasa eCred
O Serasa E-cred é uma instituição já bastante conhecida, que funciona como um marketplace de crédito pessoal. A empresa possui diversos parceiros e, pelo site, é possível comparar oportunidades de empréstimos de vários tipos e oferecidos por diversas instituições.
Por meio do site da plataforma é possível simular um empréstimo a partir de uma média das ofertas oferecidas pelos parceiros.
Ao acessar o site e informar seu CPF e dados cadastrais, será possível encontrar diferentes ofertas, selecionadas de acordo com as suas necessidades.
Empréstimo com garantia de imóvel CashMe
Na Cash Me o empréstimo para negativado autônomo é feito a partir da garantia de um imóvel de propriedade do cliente e os valores disponíveis são acima de R$100 mil reais. No entanto, a instituição oferece prazos maiores e carência de até 6 meses para o pagamento da primeira parcela.
Mesmo negativado, é possível ter sua solicitação de empréstimo aceita e esse processo é facilitado caso o cliente tenha todos os documentos necessários em mãos. O processo de análise dura, no máximo, 2 dias e o dinheiro é liberado assim que o contrato é assinado.
Esses documentos incluem comprovante de residência e de estado civil, valor e documentos do imóvel, além de comprovante de renda, que pode ser o extrato bancário ou a declaração do imposto de renda, ou seja, informações que ajudem a justificar a necessidade do empréstimo.
Empréstimo pessoal Juros Baixos
A Juros Baixos é uma plataforma que conecta os clientes com as melhores ofertas de empréstimos para o perfil, que é conhecido por meio da ficha de cadastro preenchida no site.
Tendo parceria com 10 empresas, a plataforma permite que o cliente aumente suas chances de aprovação de um empréstimo para negativado autônomo ao colocá-lo em contato com todas essas instituições em uma só simulação. Para simular, basta entrar no site e se cadastrar.
É importante, mesmo negativado, informar corretamente o rendimento mensal, uma vez que todos os dados informados deverão ser confirmados para a instituição parceira e inconsistências entre o informado e os documentos podem acabar com as chances da aprovação do empréstimo.
Empréstimo pessoal Simplic
Com a Simplic , é possível saber se o seu empréstimo para negativado autônomo foi aprovado em, no máximo dois dias e todo o processo é realizado de maneira online, sem filas ou burocracia e o dinheiro cai direto na sua conta.
Por isso, é preciso ter uma conta bancária (corrente ou poupança) em algum dos bancos parceiros (Bradesco, Santander, CAIXA ou Itaú). Além de o dinheiro do empréstimo ser recebido nessa conta, em todo primeiro dia útil de cada mês, a parcela do empréstimo será debitada automaticamente nela.
Para solicitar um empréstimo na Simplic, basta acessar o site e disponibilizar um comprovante de renda dos últimos 90 dias, que pode ser o extrato da conta ou emissão de nota fiscal, além de preencher alguns dados pessoais básicos.
Como funciona o empréstimo para negativado autônomo?
O empréstimo negativado para autônomo funciona como outros tipos de empréstimo pessoal, mas possui algumas características especiais, devido à natureza da ocupação e situação de crédito do solicitante.
Em primeiro lugar, empréstimos para autônomos podem ser mais arriscados para as instituições financeiras devido à realidade da sua renda, que normalmente é bastante variável.
Além da flutuação nos ganhos mensais, os autônomos ainda lidam com a dificuldade de fornecer documentos importantes ao solicitar um empréstimo, como é o caso do comprovante de renda.
Pessoas que trabalham com carteira assinada, ou seja, em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) possuem holerite ou contra-cheque para apresentar nessas situações.
Aos autônomos, no entanto, resta a apresentação de seu extrato de movimentações bancárias e, se ele recebe muito dinheiro em espécie, por exemplo, ele pode ser prejudicado.
Para quem trabalha como profissional liberal, além disso, ainda está negativado , a tarefa de conseguir um empréstimo de uma instituição financeira pode parecer ainda mais hercúlea.
Isso porque, a maioria das empresas, antes de aceitar a solicitação do empréstimo, realizam uma análise de crédito, na qual vários fatores contam para a decisão a favor do solicitante.
Um desses fatores, sem dúvidas, é o histórico de crédito e o score do consumidor, que dão uma ideia dos riscos que o cliente apresenta para a instituição em relação ao não pagamento da dívida.
De todo modo, isso não quer dizer que seja impossível conseguir um empréstimo para negativado autônomo, mas haverá desvantagens em relação a produtos oferecidos a outros clientes com um melhor histórico de crédito.
Uma dessas desvantagens são taxas de juros maiores, já que as informações fornecidas pelo cliente apontam para um risco maior de inadimplência.
Por fim, esse mesmo motivo geralmente também limita o valor dos empréstimos que o cliente autônomo negativado consegue ter aprovado.
Principais vantagens e riscos do empréstimo
Antes de contratar qualquer empréstimo, é preciso considerar muito bem todos os pontos, positivos e negativos, dessa decisão.
Algumas situações em que um empréstimo para negativado autonomo pode ser benéfico são:
- No caso de dívidas que possuem juros rotativos maiores que os juros do empréstimo, então o dinheiro emprestado poderia ser utilizado para quitar essa dívida;
- Em casos que algum bem (como casa ou carro) ou alguma conta de consumo (água, luz, gás) está em atraso e prestes a ser restituído ou cortado;
- Para limpar o nome e obter mais oportunidades de crédito e crescimento;
- Para reorganizar as finanças e ter um melhor planejamento financeiro dali em diante, entre outras.
Além das vantagens que são uma consequência desse empréstimo, obtê-lo tem pontos positivos, como a facilidade em solicitar, já que tudo pode ser feito online e a segurança, uma vez que várias empresas respeitadas no mercado oferecem esse serviço.
No entanto, é preciso se atentar para os pontos negativos de um empréstimo para negativado autônomo e um deles já foi até mencionado, que são as taxas de juros .
Esse tipo de empréstimo costuma ter uma taxa de juros um pouco mais elevada que em outras categorias, então é preciso avaliar o CET ( Custo Efetivo Total ), o que pode ser feito em uma simulação, antes de assinar o contrato.
É preciso também ter certeza de que seu planejamento financeiro está seguindo de maneira correta, a fim de que não se corra o risco de não conseguir pagar as parcelas do empréstimo e terminar em ainda mais dívidas do que antes.
Estar atento em relação a possíveis golpes que podem ser tentados ao longo do processo de solicitação também é necessário, uma vez que muitas pessoas que se aproveitam de outras em situações delicadas para conseguir ganhos ilícitos.
O que é preciso para solicitar?
Para solicitar um empréstimo para negativado autônomo é preciso, em primeiro lugar, buscar uma instituição financeira confiável, na qual há a possibilidade de realizar essa solicitação.
É imprescindível que ela seja uma empresa cadastrada e regularizada pelas normas do Banco Central Brasileiro.
Além disso, mesmo que a solicitação seja realizada online, em um banco, financeira ou fintech , alguns documentos deverão ser apresentados.
A relação de documentos geralmente inclui um documento oficial de identificação com foto e atualizado, comprovante de residência e comprovante de renda, entre outros, que podem variar conforme a instituição.
Para autônomos, que não possuem holerite ou contracheque, pode ser importante conseguir um extrato bancário que demonstra as movimentações em sua conta, a fim de mostrar à instituição que você é capaz de honrar com as parcelas do empréstimo.
Alguns tipos de empréstimo com juros mais baixos e maior facilidade de aprovação demandam alguns requisitos, como contribuir para o FGTS, ter um imóvel ou carro em seu nome.
Então, dependendo do tipo de empréstimo escolhido, será necessário apresentar documentos também relacionados a isso.
Quais documentos são necessários?
Alguns documentos vão depender do tipo de empréstimo e da instituição em que o cliente irá solicitar o empréstimo para negativado autônomo.
No entanto, há documentos que são comuns a quase todas as empresas, que são:
- Documento oficial com foto (RG, CNH, carteira do conselho, etc.);
- Comprovante de renda: extrato do banco, declaração do imposto de renda;
- Comprovante de residência: contas de consumo (água, luz, gás), fatura de cartão de crédito , extrato do FGTS, entre outros.
Para algumas modalidades de crédito, ainda é preciso apresentar documentações específicas, como é o caso dos empréstimos com garantia de imóvel ou veículo.
Nesses casos, pode ser ainda preciso apresentar, além da relação anterior, os seguintes documentos:
- Comprovante de estado civil;
- Documentação de propriedade do imóvel;
- Documentação do carro.
Quais critérios descrevem um bom empréstimo para autônomos negativados?
O primeiro ponto a se atentar, seja em um empréstimo para negativado autônomo ou qualquer outra modalidade, é a taxa de juros cobrada.
Por isso, é necessário realizar uma extensa pesquisa e fazer simulações que podem ser feitas gratuitamente nos sites das instituições, antes de realmente se decidir sobre qual empréstimo contratar.
Outro ponto de atenção é o Custo Efetivo Total, que é o valor final do empréstimo, após adicionados todos os juros e taxas que irão recair sobre as parcelas.
Esse valor precisa ser informado ao cliente mesmo antes de fechar o negócio, então é possível comparar as propostas de várias instituições.
De maneira geral, as principais taxas a se atentar antes de fazer um empréstimo e que adicionam valor ao CET são:
- Taxa de juros;
- IOF ;
- Impostos variados;
- Seguros;
- Tarifas de cadastro.
Quais cuidados devo tomar antes de solicitar um empréstimo para negativado autônomo?
Conseguir a aprovação de um empréstimo para negativado autônomo, embora seja mais difícil que em casos nos quais não há impedimento, também não é impossível.
Existem diversas instituições credenciadas no Banco Central que oferecem essa oportunidade em uma variedade de modalidades de empréstimo diferentes.
Estar devidamente cadastrada no BC é, inclusive, o primeiro ponto de atenção sobre uma empresa na qual se considera pedir um empréstimo.
Pesquise pelo CNPJ da empresa e por sua inscrição a fim de saber se ela está realmente apta a oferecer serviços financeiros.
É muito importante se atentar também para golpes de empréstimo, que são direcionados principalmente a pessoas negativadas, que encontram mais dificuldade em suas solicitações.
Um claro sinal de golpe é a obrigatoriedade de qualquer valor adiantado para a aprovação ou liberação do empréstimo.
Esses valores podem ser chamados de taxa de conveniência, de cartório, fiador, garantia, avalista, taxa de abertura de crédito, depósito de segurança e ainda outros.
Qualquer tipo de depósito pedido em avanço à liberação do empréstimo é proibido pelo BC e se configura como golpe.
No caso de empréstimos online, esteja atento também aos protocolos de segurança da página, como os símbolos de segurança do próprio navegador, por exemplo, o cadeado ao lado da URL.
O empréstimo para negativado autônomo pode ser uma boa estratégia para dar o próximo passo em direção ao seu crescimento pessoal e profissional, mas deve sempre ser realizado com cautela, assim como outros tipos de empréstimo.
Para saber mais como se manter seguro em suas transações financeiras e as melhores oportunidades para manter e multiplicar o seu dinheiro, assine nossa newsletter e receba materiais cheios de conteúdo e informação direto em sua caixa de entrada.
Mais postes
