fev. 29, 2016
O que acontece se não movimentar a conta corrente?

Os bancos são obrigados a encerrar uma conta corrente sempre que o cliente assim desejar. Nessas situações, é preciso apresentar uma solicitação formal junto à instituição financeira para que o contrato seja anulado. Porém, muita gente pensa que basta abandonar a conta para efetuar o cancelamento e ficar livre de todos os encargos. Não é bem assim. Em caso de não movimentação da conta corrente, o banco poderá cobrar pelo uso da conta e o correntista pode, inclusive, se endividar durante o período em que a conta foi abandonada.

Para deixar bem claro, o abandono da conta não corresponde ao cancelamento da mesma. Quando você quiser romper seu contrato com o banco, é preciso ir até uma agência e pedir a rescisão por escrito. Do contrário, continuam valendo todos os termos do contrato de abertura da conta corrente até que a solicitação de cancelamento seja feita.

90 dias sem movimentação da conta

As normas brasileiras que regem os serviços bancários possuem termos bem claros para o abandono de conta corrente. Quando o cliente não movimenta a conta durante um período de 90 dias, é necessário entrar em contato com o cliente para informar que continuarão sendo cobradas as taxas de manutenção de pacote de serviços contratados.

O que isso significa? Nos primeiros 90 dias você continuará pagando todos os encargos mesmo que a conta não seja movimentada. Depois disso, o banco deverá informar sobre a cobrança, mas se a conta não for cancelada, as tarifas continuarão sendo cobradas.

Um detalhe importante é que os encargos relativos à manutenção da conta são descontados automaticamente do saldo. Se ao deixar de movimentar a conta você retirar todo o dinheiro depositado, o saldo ficará negativo, com possibilidade de cobrança de juros. Muitos consumidores acabam se endividando nesse tipo de situação sem saber. Por isso, o ideal é sempre solicitar o cancelamento no momento que você desistir de usar a conta corrente.

Veja como encerrar sua conta corrente do jeito certo.
Veja como encerrar sua conta corrente do jeito certo.

6 meses sem movimentação da conta

Após 6 meses sem movimentação da conta corrente, os bancos não podem mais cobrar encargos e tarifas. O que ficou pendente nos meses anteriores continua em débito, mas a instituição não poderá fazer mais nenhuma cobrança adicional.

Além disso, o banco poderá, caso queira, cancelar a conta do cliente depois de 6 meses sem uso. Nos casos de cancelamento, o correntista deverá ser avisado com pelo menos 30 dias de antecedência para que possa, se for o caso, recuperar sua conta. As tarifas não pagas continuarão pendentes. Assim, o correntista precisará tudo o que não foi quitado.

Caso a conta tenha saldo positivo, o banco deverá informar o correntista sobre o valor para que seja feito o saque antes do encerramento.

Posso encerrar minha conta com dívidas?

Os bancos podem decidir se vão encerrar as contas com débito. No momento da solicitação de encerramento, o melhor a fazer é tentar uma negociação da dívida com pagamento por meio de boleto. Dessa forma, é possível pagar os valores devidos mesmo sem ter conta no banco.

Para encerrar a conta, o procedimento mais indicado é ir até a agência e preencher uma solicitação por escrito. No momento em que a conta for encerrada, será preciso entregar todas as folhas de cheque não usadas, bem como o cartão da conta. Para evitar problemas futuros, é muito importante guardar uma cópia protocolada da solicitação de cancelamento.

Mais postes

Empréstimo online para aposentados
Por Bras S.A 05 out., 2022
O empréstimo online é uma boa forma de conseguir dinheiro para a quitação de dívidas que possuam juros altos, e assim, não criar uma bola de neve em que a dívida só aumenta até ficar […]
Reclamações sobre crédito consignado
Por Bras S.A 05 out., 2022
Segundo o Banco Central, nos últimos dois anos as reclamações sobre crédito consignado dispararam. Veja quais são essas reclamações.
Como Aumentar o Limite da Poupança e Conta Fácil Caixa
Por Bras S.A 04 out., 2022
Tanto a Poupança Caixa Fácil quanto a Conta Fácil Caixa possuem um limite de depósito de R$3.000,00. Saiba como retirar este valor e realizar um upgrade de contas.
abrir conta poupança online
Por Bras S.A 01 out., 2022
A poupança é o investimento mais popular no Brasil, sendo a escolha de 65% dos brasileiros. Veja quais são as melhores opções de poupança e o que levar em consideração quando for abrir uma conta poupança.
O que significa poupança pf 013 caixa
Por Bras S.A 30 set., 2022
Veja o significado do da abreviação poupança pf 013 na Caixa Econômica Federal e resolva seus problemas quando for realizar uma nova operação.
empréstimo antecipado
Por Bras S.A 29 set., 2022
É possível quitar o débito de um empréstimo antecipadamente. É uma opção válida para quem tem condições de fazê-lo, uma vez que as instituições financeiras descontam os juros das parcelas que ainda iriam vencer.
Empréstimo com garantia de terreno ou imóvel
Por Bras S.A 28 set., 2022
O empréstimo com garantia de terreno é uma linha de crédito que oferece vantagens exclusivas para quem busca valores mais altos, mas procura parcelas pequenas, juros mais baixos e um longo prazo para pagamento. Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel A procura por um empréstimo nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando […]
Digio ou Nubank
Por Bras S.A 28 set., 2022
O Banco Digio e o Nubank, ambas plataformas de serviços financeiros, oferecem múltiplos produtos e serviços para os seus consumidores. Mas afinal, qual a melhor plataforma? Descubra agora no nosso comparativo.
Aplicativo de emprego
Por Bras S.A 27 set., 2022
Buscar por uma melhor oportunidade de trabalho ou, até mesmo, por uma recolocação no mercado pode ser uma tarefa árdua e demorada. Porém, esses apps podem te ajudar bastante!
Empréstimo para servidor público
Por Bras S.A 21 set., 2022
Veja o que é e como fazer o empréstimo para servidores públicos Os funcionários públicos são cada vez mais numerosos e estão presentes em todas as esferas da sociedade. Com tantas diferenças no seu regime de trabalho em relação aos trabalhadores de outros setores, é de se esperar que o formato para empréstimo dessa categoria […]
carregar mais
Share by: