Quem abre uma conta poupança costuma receber um cartão magnético para movimentações. Ele pode ser usado nos caixas eletrônicos para realização de consultas, saques, transferências e outros serviços bancários do tipo. Mas será que podemos usar o cartão da poupança para pagamentos do débito?
Para entender um pouco melhor essa possibilidade, é preciso pensar na conta poupança como uma conta bancária. Se as compras na função débito são descontadas diretamente no saldo da conta, também é possível fazer pagamentos usando o catão da poupança.
Porém, para que o cartão da poupança seja usado em pagamentos, é necessário que ele tenha uma bandeira, responsável pela intermediação da transação. Se o seu cartão tem apenas tarja magnética, ele só poderá ser usado nos caixas eletrônicos do banco. No entanto, isso não é o mais comum.
A maior parte dos bancos oferece aos clientes da conta poupança um cartão magnético com as bandeiras Visa Electron ou Mastercard Maestro (marcas para transações no débito das empresas Visa e Mastercard). Se esse é o caso do seu cartão, isso significa que ele poderá ser usado para transações com débito em conta nos estabelecimentos que operam com essas bandeiras.
Outras bandeiras também podem ser encontradas nos cartões de poupança. Em todo o caso, tendo uma bandeira o cartão será aceito em comércios que tenham parceria com aquela marca. Na dúvida, pergunte sobre a aceitação no estabelecimento ou observe os adesivos de adesão.
Como Usar o Cartão?
O uso do cartão da poupança na função débito é muito simples. Basta seguir os passos abaixo para fazer pagamentos:
- Encontre um estabelecimento comercial que aceite a bandeira do seu cartão da poupança;
- Apresente o cartão na hora do pagamento;
- Espere para que os dados do cartão sejam lidos pela maquininha (tarja magnética ou chip);
- Verifique o valor da transação;
- Informe sua senha usada para movimentações no caixa eletrônico;
- Aguarde a emissão do comprovante de pagamento.

As compras e pagamentos feitos na função débito são retirados automaticamente do saldo da poupança. Por isso, é importante ter cuidado ao usar esse serviço, porque você estará correndo o risco de perder a rentabilidade da poupança.
Dica: para quem usa a conta poupança apenas como uma forma de ter conta em banco com tarifas menores, o uso do débito pode ser uma boa opção, desde que se leve em consideração o planejamento financeiro sobre o saldo da poupança.
Poupança É Investimento?
Se você tem um fundo de emergência guardado na poupança e precisa comprar uma geladeira nova porque a velha estragou, o cartão pode ser usado na função débito como forma de pagamento. Porém, se você está guardando dinheiro para a realização de um sonho, será que vale a pena ficar mexendo o tempo todo no saldo da poupança para fazer pequenos pagamentos do dia a dia? A resposta é não.
Antes de usar o saldo da poupança para pagamentos no débito, é fundamental que você pense na questão do rendimento. Mesmo sendo baixa, a lucratividade da poupança pode significar um ganho nos montantes guardados a mais tempo. Esse rendimento não pode ser simplesmente ignorado para que se utilize a poupança simplesmente como conta corrente.
Mais postes
