A poupança, mesmo com as mudanças nos rendimentos, segue como investimento preferido dos brasileiros. A principal explicação para esse sucesso está na facilidade de aplicação e resgate na caderneta de poupança, bem como na segurança do investimento. Mas a fama não significa que todo mundo entende perfeitamente o funcionamento da poupança. Muitas pessoas ainda têm dúvida em relação aos rendimentos e se há diferença entre diferentes modalidades da aplicação.
Pensando nisso, hoje vamos esclarecer a diferença entre dois tipos de poupança do Banco do Brasil: a Poupança Ouro e a Poupex .
Qual é o rendimento atual da poupança?
Antes de falar mais sobre a Poupança Ouro e a Poupex, é necessário explicar como funcionam os rendimentos da poupança atualmente. Desde 2012, o cálculo para remuneração da aplicação está atrelado à taxa básica de juros Selic. Com essa nova fórmula, a poupança rende da seguinte forma:
- Taxa Referencial (TR) + 0,5% ao mês quando a Selic está acima de 8,5%;
- Taxa Referencial (TR) + 70% da Selic quando a taxa é inferior a 8,5%.
Como todos sabem, a alta de juros é um dos problemas atuais da economia brasileira e a Selic se encontra em 12,75%. Isso quer dizer que com essa configuração a remuneração da poupança é de 0,5% ao mês + Taxa Referencial.

Poupança do Banco do Brasil
Agora vamos tratar mais especificamente das cadernetas de poupança do Banco do Brasil. Qual será a diferença entre elas? A distinção está na utilização dos recursos aplicados, ou seja, como o dinheiro será usado enquanto estiver “guardado” no banco.
Poupex
A Poupex é uma das modalidades de poupança disponibilizadas pelo banco, contando com toda a segurança e praticidade de qualquer caderneta de poupança. Quando o cliente opta por aplicar na Poupex, os recursos, enquanto estiverem aplicados, serão usados em financiamentos imobiliários administrados pela Associação de Poupança e Empréstimo (POUPEX).
Poupança Ouro
A outra modalidade de poupança do Banco do Brasil é a Poupança Ouro, que funciona do mesmo modo que a anterior. O que muda, como mencionamos, é a utilização dos recursos investidos. Nessa modalidade, o dinheiro aplicado é investido principalmente no financiamento rural, contribuindo para os avanços econômicos do país.
Qual modalidade é melhor para se investir?
Diante dessas informações, a pergunta que não quer calar é se devemos investir na Poupex ou na Poupança Ouro. A primeira coisa que deve ficar clara para o investidor, no entanto, é que não existe diferença na remuneração dessas modalidades . Dito de outro modo, se você investir na Poupex ou na Poupança Ouro no mesmo dia, terá ao final da aplicação os mesmos rendimentos. Isso quer dizer que a distinção entre elas é na verdade muito pequena e não interfere diretamente no bolso do investidor.
Enfatizando mais uma vez: o que muda é somente o uso pelo banco do recurso aplicado. Nada muda para o aplicador.
Conclusão
Mais importante do que se preocupar com a diferença entre a Poupex e a Poupança Ouro é a necessidade de se investir parte da renda recebida mensalmente. Hoje em dia, várias opções de investimento podem ser mais vantajosas que a poupança, mas aplicar na caderneta já é um bom passo para quem está começando a cuidar mais do próprio dinheiro.
Com tempo e mais informações, é possível fazer escolhas acertadas e apostas em investimentos mais rentáveis. O que realmente importa é poupar!
Mais postes
