dez. 09, 2015
Sumiu Dinheiro na Conta: o que fazer com transações não reconhecidas?

Você se já deparou com uma transação estranha no seu extrato bancário? Quando verificamos todas as despesas e movimentações, podem simples aparecer cobranças que desconhecemos. O mesmo pode ocorrer com a fatura do cartão de crédito. E o que devemos fazer nessas situações?

Para começar, antes de tomar qualquer medida é preciso ter certeza que de houve um problema na cobrança. Às vezes nos esquecemos de uma compra ou não reconhecemos o nome da loja que aparece na cobrança. Outro problema comum é o desconhecimento de tarifas cobradas periodicamente pelo banco. Isso pode fazer com que você se surpreenda.

Por isso, o primeiro passo é conferir a data e as demais informações da cobrança. Veja se os seus comprovantes de pagamento estão de acordo com o que está sendo cobrado. Observe também alguns indícios de fraude:

  • a compra foi feita em uma cidade diferente da sua;
  • foram realizadas várias transações com valor acima do normal no mesmo dia;
  • as despesas se referem a compras feitas pela internet.

Se essas são as características da cobrança, há grandes chances que você tenha sido vítima de golpistas. Nesse caso, é preciso entrar em contato como banco o quanto antes para efetuar o cancelamento do cartão.

Veja o que fazer quando reconhecer uma transação em sua conta bancária
Veja o que fazer quando reconhecer uma transação em sua conta bancária

Passo 1: Cancele o Cartão

Se você notou alguma transação não reconhecida em seu extrato ou fatura, é provável que outra pessoa esteja usando seus dados. Por isso, o cancelamento do cartão é um passo importante. Na conversa com o atendente, informe quais compras você não reconhece e peça a abertura de uma contestação. Solicite também o bloqueio do cartão para que novas compras não sejam realizadas.

Passo 2: Faça um Boletim de Ocorrência

O próximo passo é procurar uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. Nele, você deverá informar exatamente o que houve, para que fique registrada a possibilidade de fraude. Em algumas situações, o banco poderá solicitar esse documento. Além disso, ele também servirá de prova que você observou o problema e tomou as medidas cabíveis.

Passo 3: Entre em Contato Com o Banco

Dependendo do banco, talvez seja preciso que você procure o gerente responsável por sua conta. O melhor é escrever uma carta informando sobre o problema e solicitando o cancelamento das despesas não reconhecidas. Essa carta deve ser entregue na agência. Tenha uma segunda via e peça para que ela seja protocolada. Assim você poderá comprovar que entrou em contato com o banco para solicitar o cancelamento das cobranças.

Dicas Importantes

Registre todas as informações, protocolos de atendimento e solicitações. Guarde também os comprovantes de pagamento, extratos, faturas e demais documentos que possam ajudar no esclarecimento da situação. Eles serão importantes caso o banco não resolva o problema em prazo razoável.

O Banco Não Cancelou a Cobrança

Se o banco se recusar a cancelar a cobrança, você deverá procurar um órgão de proteção ao consumidor em sua cidade com todos os documentos. Legalmente, é dever do banco garantir toda a segurança ao cliente no uso dos serviços bancários. Se houve fraude, a instituição é a responsável. O não cancelamento só se justifica caso o banco possa provar que o cliente de fato realizou as transações.

Mais postes

Empréstimo online para aposentados
Por Bras S.A 05 out., 2022
O empréstimo online é uma boa forma de conseguir dinheiro para a quitação de dívidas que possuam juros altos, e assim, não criar uma bola de neve em que a dívida só aumenta até ficar […]
Reclamações sobre crédito consignado
Por Bras S.A 05 out., 2022
Segundo o Banco Central, nos últimos dois anos as reclamações sobre crédito consignado dispararam. Veja quais são essas reclamações.
Como Aumentar o Limite da Poupança e Conta Fácil Caixa
Por Bras S.A 04 out., 2022
Tanto a Poupança Caixa Fácil quanto a Conta Fácil Caixa possuem um limite de depósito de R$3.000,00. Saiba como retirar este valor e realizar um upgrade de contas.
abrir conta poupança online
Por Bras S.A 01 out., 2022
A poupança é o investimento mais popular no Brasil, sendo a escolha de 65% dos brasileiros. Veja quais são as melhores opções de poupança e o que levar em consideração quando for abrir uma conta poupança.
O que significa poupança pf 013 caixa
Por Bras S.A 30 set., 2022
Veja o significado do da abreviação poupança pf 013 na Caixa Econômica Federal e resolva seus problemas quando for realizar uma nova operação.
empréstimo antecipado
Por Bras S.A 29 set., 2022
É possível quitar o débito de um empréstimo antecipadamente. É uma opção válida para quem tem condições de fazê-lo, uma vez que as instituições financeiras descontam os juros das parcelas que ainda iriam vencer.
Empréstimo com garantia de terreno ou imóvel
Por Bras S.A 28 set., 2022
O empréstimo com garantia de terreno é uma linha de crédito que oferece vantagens exclusivas para quem busca valores mais altos, mas procura parcelas pequenas, juros mais baixos e um longo prazo para pagamento. Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel A procura por um empréstimo nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando […]
Digio ou Nubank
Por Bras S.A 28 set., 2022
O Banco Digio e o Nubank, ambas plataformas de serviços financeiros, oferecem múltiplos produtos e serviços para os seus consumidores. Mas afinal, qual a melhor plataforma? Descubra agora no nosso comparativo.
Aplicativo de emprego
Por Bras S.A 27 set., 2022
Buscar por uma melhor oportunidade de trabalho ou, até mesmo, por uma recolocação no mercado pode ser uma tarefa árdua e demorada. Porém, esses apps podem te ajudar bastante!
Empréstimo para servidor público
Por Bras S.A 21 set., 2022
Veja o que é e como fazer o empréstimo para servidores públicos Os funcionários públicos são cada vez mais numerosos e estão presentes em todas as esferas da sociedade. Com tantas diferenças no seu regime de trabalho em relação aos trabalhadores de outros setores, é de se esperar que o formato para empréstimo dessa categoria […]
carregar mais
Share by: