Google Pay: conheça tudo sobre a ferramenta e aprenda a usá-la!
Já aconteceu de você chegar no caixa de uma loja para pagar uma compra e perceber que seu cartão ficou em casa? Acontece nas melhores famílias!
Na verdade, há pessoas que até preferem mesmo manter os cartões guardados e só sair com eles quando for preciso usá-los . Mas uma solução para você não depender dos cartões físicos é usar o Google Pay.
Já ouviu falar dessa ferramenta? Preparamos este post para ajudar você a conhecer melhor essa facilidade.
Nos tópicos seguintes, vamos mostrar o que é o Google Pay, como cadastrar seus cartões, como fazer pagamentos e qual é a segurança dessas transações.
Quer ficar por dentro do assunto? Então, continue a leitura!
O que é o Google Pay?
Google Pay é uma carteira digital , ou e-wallet, que armazena cartões de débito e crédito.
Também é possível incluir bilhetes e cartões de embarque, bem como cartões fidelidade e vales-presente.
E é bom lembrar que essa ferramenta está disponível somente para Android , ok?
Essa é uma maneira de reunir várias formas de pagamento em uma só. Isso pode ajudar você a organizar os seus cartões e até evitar a necessidade de carregá-los o tempo todo.
Como adicionar cartões no Google Pay?
Ao abrir o Google Pay, toque em “Primeiros passos”. Na próxima tela, o aplicativo diz que vai ajudar você a cadastrar um meio de pagamento.
Com a opção “ Cartão de crédito ou débito ” selecionada, toque em “Continuar”.
Em seguida, você terá a opção de apontar a câmera para o cartão. Assim, o próprio aplicativo reconhecerá os dados dele.
Se isso não der certo por algum motivo, não tem problema. Você pode digitar o número do cartão, a data de vencimento e o CVV.
Também haverá campos para você informar o seu endereço. Em seguida, toque em “Continuar”.
Para verificar sua identidade, o Google vai enviar uma mensagem por SMS ou e-mail. Depois, é só informar esse número no app e confirmar.
O que é possível pagar com o Google Pay?
Depois de adicionar seus cartões, você pode pagar as compras que fizer em lojas como Carrefour, Postos Ipiranga, Droga Raia e muitas outras.
Também é possível pagar com Google Pay em aplicativos, como iFood, Magazine Luiza e Hotmart.
Além disso, essa forma de pagamento pode ser usada para pagar compras que você faz no próprio Google.
Esse é o caso de aplicativos pagos, músicas, livros, jogos e filmes que estão disponíveis na Play Store.
Não bastasse todos esses casos, você pode pode usar o Google Pay para pagar compras nas lojas físicas que contam com aquelas maquininhas com NFC.
Já tinha ouvido falar dessa tecnologia? Essa sigla significa Near-Field Communication, ou comunicação por campo de proximidade.
Na prática, é essa tecnologia que permite fazer pagamentos só aproximando o cartão. Se seu celular oferece esse recurso, você vai ter a praticidade de pagar suas compras só por aproximá-lo da maquininha.
Compatibilidade do aparelho
Chegamos a uma questão muito importante.
Você já deve estar na expectativa de começar a usar seu celular para pagar suas compras em lojas físicas, não é mesmo? Mas ele precisa ser compatível com a tecnologia NFC.
Para descobrir isso, acesse as configurações e entre em “Dispositivos conectados”.
Inclusive, é nesse lugar que você configura também o Bluetooth. Mas o NFC é um recurso à parte, que pode ser habilitado ou desabilitado nessa tela.
Não está aparecendo a opção de habilitar o NFC? Então, provavelmente seu celular não é compatível.
Se quiser tirar a dúvida de uma vez por todas, existem aplicativos que conferem isso para você. Basta procurar algo como “nfc check” e instalar algum app que tenha uma boa avaliação.
O app vai indicar se seu aplicativo é compatível com NFC ou não. Mesmo que não seja, você ainda poderá usar o Google Pay de outras formas , mas sem a opção de fazer pagamentos por aproximação.
Como pagar com o Google Pay?
Na hora do pagamento em uma loja física, diga que você vai pagar com cartão. Afinal, você vai usar mesmo um cartão, que estará cadastrado no Google Pay. A maquininha vai pedir para inserir ou aproximar o cartão.
Se a função NFC estiver desabilitada, habilite-a. Com o celular desbloqueado, aproxime da maquininha a parte superior dele.
Isso vai abrir automaticamente o Google Pay e autorizar o pagamento. Em seguida, a máquina de cartão vai imprimir o comprovante e você verá a confirmação na tela do celular.
No caso de lojas on-line e aplicativos, basta escolher Google Pay na forma de pagamento, se ele estiver disponível. O valor será cobrado no cartão que você selecionar.
É possível pagar com cartão de débito no Google Pay?
Sim, é possível usar seu cartão de débito no Google Pay. É bom contar com essa opção, já que nem todo mundo usa cartão de crédito. Inclusive, isso pode ajudar você a manter um controle melhor do seu orçamento.
Quais cartões são aceitos no Google Pay?
Vários cartões são compatíveis com o Google Pay:
- Banco do Brasil (Visa e Elo);
- Banrisul (Visa e Mastercard);
- Bradesco (Visa e Elo);
- Itaú Unibanco (Visa e Mastercard);
- Neon (Visa);
- Next (Visa);
- Porto Seguro (Visa e Mastercard).
É seguro pagar com o Google Pay?
Você fica preocupado com a possibilidade de os dados do seu cartão serem interceptados durante uma transação?
Nesse sentido, o Google Pay funciona de uma forma que ajuda a evitar esse risco.
Acontece que o aplicativo gera um código, ou token, que é usado para autorizar a transação.
Dessa forma, mesmo que alguém consiga interceptar essa informação, ela simplesmente não poderá ser aproveitada . Quanto aos dados do cartão, não são enviados do celular para os servidores do Google ou da loja.
Mas e se você perder o celular? Aí é preciso agir rapidamente, usando a ferramenta “ Encontre meu dispositivo “.
Assim, você pode encontrar seu aparelho e bloqueá-lo. Também é possível apagar todos os seus dados, de modo que ninguém consiga ter acesso às suas informações.
Conclusão
O Google Pay é uma ferramenta interessante e pode ajudar você a controlar seu orçamento. Apenas confira se seu celular é compatível com a tecnologia NFC, ok?
Curtiu o Google Pay? Acha que ele é uma ferramenta que pode ajudar na organização das suas finanças ?
Pois saiba que existem outras soluções interessantes como essa. Para saber mais, assine a newsletter do BRAS agora mesmo!
Mais postes
