jun. 28, 2022
Pagamento por aproximação: é seguro? Como funciona?

O pagamento por aproximação se tornou um dos métodos mais utilizados no mercado, embora muitas pessoas ainda tenham dúvidas quanto à essa alternativa de leitura de cartões.

 

A tecnologia que possibilita essa prática já está sendo adotada por grande parte dos bancos digitais , e também tradicionais , como forma de tornar as operações de crédito mais simples no dia a dia.

 

Pensando nisso, preparamos um guia especial sobre o assunto, com tudo que você precisa saber para utilizar essa tecnologia com confiança e tranquilidade. Continue lendo para entender como funciona essa novidade!

O que é pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é um recurso que permite ao consumidor finalizar as suas compras sem precisar inserir o chip do cartão na maquininha, tampouco digitar a senha.

Como o nome indica, basta aproximar o plástico que conte com essa característica, e aguardar a leitura dos dados do titular para realizar o pagamento.

 

A tecnologia responsável pelo pagamento por aproximação é o Near Field Communication (NFC) , que pode ser traduzido como “comunicação por campo de proximidade”. 

 

Trata-se de uma programação que permite a realização dos pagamentos sem inserção direta do cartão na maquininha.

Além disso, alguns bancos e operadoras de cartão também já estão trabalhando para que o recurso seja utilizado aproximando celular ou smartwatch da maquininha, o que dispensa o uso do próprio plástico.

No entanto, o pagamento por aproximação ainda conta com alguns limites determinados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abesc) como forma de aumentar a segurança do usuário.

Por esse motivo, o valor autorizado sem inserção de senha é somente de R$200, e cada instituição financeira pode trabalhar essa margem com autonomia distinta.

Essa função se tornou ainda mais comum durante a pandemia de coronavírus, em 2020, quando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) incluíam distanciamento social e o menor contato possível entre as pessoas.

Assim, a aproximação surgiu como uma alternativa mais segura e protegida, além de ser prática e simples de aderir.

Como funciona o pagamento por aproximação?

A tecnologia NFC, responsável por permitir o pagamento por aproximação, funciona por meio de um chip instalado internamente nos cartões de crédito, e também nos smartphones e smartwatches que trazem essa função.

O chip emite ondas de radiofrequência, de curto alcance, que permite a conexão com outros aparelhos que também possuem essa tecnologia. 

Dessa forma, o dispositivo e o plástico podem realizar uma comunicação rápida de leitura, identificando as informações necessárias para finalizar o pagamento.

O alcance máximo dessas ondas de rádio frequência é de 10 centímetros, de modo a aumentar a segurança da operação, sendo necessário aproximar quase que integralmente o cartão do visor de reconhecimento.

Para compras abaixo do valor máximo permitido nos pagamentos por aproximação, não existe a necessidade de digitar a senha, finalizando a compra após identificação do titular e da modalidade vinculada ao cartão.

No entanto, caso o total supere R$200, ou outras margens, a depender de cada instituição financeira, após a leitura, o portador deverá colocar a senha que acompanha o cartão, de maneira tradicional.

Além disso, essa forma de pagamento funciona para todas as modalidades, tanto débito quanto crédito, além de cartões-alimentação, que algumas empresas já estão disponibilizando.

A tecnologia funciona de maneira semelhante para smartphones que possuam aplicativos de pagamento por aproximação e smartwatches.

Desde que possuam o chip de leitura, e máquina de cartão também apresente a função, será possível realizar a comunicação entre ambos para finalizar a compra.

Quais são as formas de pagamento por aproximação?

Para entender com maiores detalhes o pagamento por aproximação, vale a pena conferir quais as formas que estão habilitadas no mercado, atualmente. Desse modo, será possível optar pela alternativa que melhor atende ao seu perfil, de maneira segura:

Pagamento por aproximação com cartão

Atualmente, o pagamento por aproximação com cartão é o mais comum utilizado pelos consumidores.

Trata-se da disponibilização do chip NFC no plástico enviado ao titular. Com isso, basta aproximar o recurso da maquininha e aguardar a leitura. 

Um diferencial interessante é que a função pode ser lida de qualquer lado do cartão, independente da forma que o usuário o aproxime. Isso torna a experiência ainda mais completa e prática para quem está utilizando.

No entanto, antes de realizar os pagamentos dessa forma, é importante que o titular autorize o uso da aproximação.

Geralmente, as instituições financeiras disponibilizam essa opção nos aplicativos. Caso o usuário autorize, selecionando a liberação, o aplicativo envia um sinal para ativar o chip, permitindo que ele funcione com a tecnologia NFC.

Da mesma forma, caso o consumidor deseje cancelar a autorização, basta selecionar em seu aplicativo, cancelando a emissão do sinal.

O pagamento por aproximação com cartão foi uma facilidade adotada, inicialmente, pelos bancos digitais, que já enviaram seus plásticos com essa possibilidade.

Posteriormente, algumas instituições convencionais também incluíram essa função em seu serviço. No entanto, cartões mais antigos podem não ter o chip em sua composição.

Nesse caso, é necessário que o titular acione seu banco para receber um novo plástico com esse recurso incluso.

Para pagamentos superiores ao limite adotado, a senha utilizada deve ser a mesma do cartão físico, cadastrada no momento do pedido ou de abertura da conta.

Pagamento por aproximação com celular

Enquanto isso, o avanço da tecnologia também permitiu o desenvolvimento de funções que fossem acessíveis para outros dispositivos, como smartphones.

Com isso, se tornou possível utilizar o pagamento por aproximação pelo celular.

Isso porque a maioria dos aparelhos já são vendidos com tecnologia NFC< possuindo o mesmo chip que permite a leitura a distância dos dados.

 

Após autorizar o uso desse recurso, basta que o consumidor cadastre seu cartão em uma plataforma de pagamento no seu celular. Cada marca conta com uma plataforma distinta, como Apple Pay e Samsung Pay .

 

Elas funcionam como uma carteira digital, e o cadastro insere todos os dados necessários para finalizar as compras da mesma maneira que o plástico convencional faria.

No entanto, conta com algumas facilidades e seguranças, uma vez que não é necessário carregar o cartão físico o tempo todo, e, muitas vezes, os aplicativos só podem ser abertos com reconhecimento digital ou por senha.

Assim, o pagamento por aproximação com celular pode ser uma alternativa prática para quem gosta de aproveitar a tecnologia e deseja ter mais proteção em suas compras.

Após o cadastro, o método é o mesmo, utilizando o aparelho e aproximando-o da maquininha.

Pagamento por aproximação com pulseira

Por fim, uma das tecnologias que também ganharam o mercado foram as pulseiras que realizam pagamento por aproximação.

O modelo mais conhecido são os smartwatches, ou relógios inteligentes, com configurações de sistema operacional e diversas funções semelhantes aos celulares.

Dessa forma, eles também acompanham o chip de leitura, e permitem o pagamento diretamente pela pulseira, desde que o cartão tenha sido cadastrado em sua plataforma.

Além disso, diversas marcas já estão lançando pulseiras próprias de pagamento, voltadas unicamente para essa função, tornando a prática ainda mais simples.

Uma vez que o produto é associado diretamente ao sistema operacional, como a Apple, existe uma segurança maior na manipulação dos dados com o NFC.

Além disso, bancos convencionais também já lançaram suas pulseiras, como o Santander Pass , Visa Bradesco e Pulseira Ourocard.

Na hora do pagamento, basta aproximar o braço da maquininha e seguir os mesmos procedimentos, com exigência da senha somente acima do limite de valor indicado.

O pagamento por aproximação é seguro?

Sim, o pagamento por aproximação é seguro, e oferece as mesmas garantias do que um cartão plástico tradicional com chip.

Embora essa tecnologia tenha oferecido uma série de praticidades para os consumidores, muitos ainda questionam se essa função é segura.

Isso porque diversos casos de fraudes foram registrados por meio do uso desse recurso, o que deixa alguns titulares receosos em utilizá-lo, especialmente o público mais convencional.

No entanto, em termos de garantia, o cartão com aproximação traz tantas barreiras de clonagem quanto outros serviços convencionais, especialmente por conta da sua criptografia de ponta, que impede a cópia dos dados com facilidade, o que acontecia no passado.

Além disso, a implementação de um limite de valor para as transações também aumentou a segurança dessa função.

Dessa forma, o uso acima da margem exige a senha pessoal do cartão, que só pode ser confirmada pelo titular ou usuários que conheçam o código.

Por esse motivo, o pagamento por aproximação é igualmente seguro, com menos chances de clonagem ou uso indevido por criminosos.

O que fazer quando o cartão é roubado?

Uma das situações mais relatadas quanto ao pagamento por aproximação é o uso do saldo após o plástico ser roubado. 

Nesse caso, a principal indicação, ao perceber que o cartão físico foi levado, é acionar o aplicativo do banco e impedir o uso da tecnologia NFC, uma vez que existe a possibilidade de compras abaixo da margem de limite.

Dessa forma, ao cancelar a autorização para uso da aproximação, as chances de fraudes ou roubo do saldo diminuem consideravelmente.

Em seguida, é recomendável acionar a instituição, realizar um Boletim de Ocorrência e seguir com as principais orientações para lidar com a situação.

No entanto, após desabilitar o uso do pagamento por aproximação, o titular terá uma segurança maior, além da função ser facilmente encerrada pelo aplicativo de controle, conferindo ainda mais garantias.

Como saber se meu cartão tem a função de pagar por aproximação?

A indicação do pagamento por aproximação pode ser encontrada no cartão físico, por meio de um símbolo semelhante ao sinal de Wi-Fi, próximo ao chip de inserção. 

Depois de conhecer mais sobre o pagamento por aproximação e as práticas de segurança que acompanham o serviço, muitos podem se interessar pela função, mas não saber como identificá-la em seu cartão atual.

Nesse caso, para recursos que já acompanham essa possibilidade, basta identificar o símbolo próximo ao chip.

Cartões mais modernos possuem um design mais simples, somente com o chip na parte da frente do plástico. Dessa forma, encontrá-lo pode ser mais fácil.

Enquanto isso, produtos mais antigos podem apresentar essa simbologia no verso, próximo aos demais dados.

Caso o cartão já tenha sido emitido com tecnologia NFC, é possível verificar no próprio cartão físico.

Ainda, clientes que não possuem o plástico em mãos para realizar essa conferência podem confirmar diretamente com a instituição.

Na página da emissora do cartão podem existir dados quanto aos serviços que ele oferece, inclusive a aproximação. Essa confirmação, feita diretamente na plataforma, pode ajudar titulares que desejam ter certeza da existência do serviço.

Em outros casos, basta entrar em contato com a instituição por meio de canais de suporte, no aplicativo de controle, chat virtual ou mesmo telefone. Atendentes e consultores poderão informar corretamente quais as funções liberadas no cartão.

Depois de realizar essa conferência, será necessário ativar o recurso para usá-lo no dia a dia. Se a plataforma não apresentar essa disponibilidade, recomenda-se entrar em contato com o banco para fazer a autorização.

O que fazer se meu cartão não tiver pagamento por aproximação?

Se você não conseguir identificar o pagamento por aproximação no seu cartão, pode tentar solicitar outro plástico ou usar uma alternativa disponível.

Muitas instituições emitem novas versões do cartão para clientes que desejam essa tecnologia, enviando para o titular de forma convencional. Além disso, o serviço pode ser gratuito, sem taxas de emissão.

No entanto, nem todas as administradoras contam com essa opção liberada atualmente. Nesse caso, o titular pode optar por outros caminhos, como uso do smartphone ou de pulseiras.

Basta verificar a plataforma de pagamento no seu smartphone e cadastrar o cartão físico. Mesmo que ele não tenha aproximação, o celular realizará essa função, e sem precisar do plástico.

Além disso, parcerias e serviços adicionais de instituições financeiras podem oferecer pulseiras de pagamento aos seus clientes, ou mesmo smartwatches com essa função.

Assim, o consumidor pode aproveitar a aproximação sem, necessariamente, precisar do seu cartão, caso ele ainda não tenha o chip de reconhecimento instalado dentro do seu dispositivo.

Contudo, vale lembrar que as práticas de segurança são as mesmas, entrando em contato com a operadora para garantir que a função está habilitada ou desabilitada, e monitorando o uso para identificar compras suspeitas.

Vale a pena usar o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é uma facilidade que surgiu nos dias de hoje, e pode ser interessante adotar essa função para ter mais praticidade no dia a dia.

Afinal, as compras podem ser finalizadas em apenas alguns segundos, sem precisar seguir os passos convencionais, como leitura do chip ou inserção de senha.

Inclusive, cartões com mau contato ou danificados não precisam ser substituídos, uma vez que essa operação pode trazer taxas para os titulares. Basta que tenha a tecnologia NFC e continuará funcionando normalmente.

Assim, de forma geral, trata-se de um recurso interessante para o consumidor, que oferece mais simplicidade em suas compras e execução de pagamentos.

No quesito segurança, o cartão com aproximação é igualmente protegido, com poucas chances de fraude ou clonagem, graças à sua criptografia de ponta.

Dessa forma, titulares que possuem receio quanto a essa forma de leitura do chip podem testá-la com maior confiança.

Mesmo usuários mais convencionais podem ter mais facilidade em sua rotina por meio do pagamento por aproximação, e desabilitá-la caso não se identifiquem com o recurso.

Nesse caso, é importante ao menos conhecer essa tecnologia e como ela funciona, para saber como administrá-la de forma eficiente e ter uma experiência positiva com as suas compras.

Quer conhecer mais dicas e funções do universo financeiro? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para não perder nenhuma novidade!

Perguntas frequentes

  1. Tem como contestar compra por aproximação?

    A contestação de compras por aproximação depende de cada instituição, que pode apresentar uma política particular quanto a esse assunto. No entanto, em um primeiro momento, existe a possibilidade de solicitar suporte para compras não identificadas pagas com NFC.

  2. Qual o valor máximo para pagamento por aproximação no Nubank?

    Atualmente, o Nubank, um dos bancos digitais mais populares do mercado, apresenta margem de R$50 para pagamentos por aproximação sem necessidade de senha. Valores superiores não apresentam limite, mas exigem senha pessoal.

  3. Qual o valor máximo para pagamento por aproximação no banco Inter?

    O Banco Inter possui um valor máximo de até R$200 sem necessidade de senha pessoal.

  4. Como impedir pagamento por aproximação?

    Para impedir pagamento por aproximação, é necessário que o titular desabilite essa função em seu aplicativo de controle, ou por meio de contato com a instituição, impedindo que o sinal transmita os dados para a maquininha.

  5. Como funciona o pagamento via aproximação?

    O pagamento por aproximação funciona por meio de um chip inserido dentro do plástico ou do dispositivo, que emite ondas de radiofrequência emitindo os dados do titular para a maquininha, que conecta com essas ondas e processa a leitura.

  6. Como desabilitar o pagamento por aproximação do cartão Itaú?

    A desativação do pagamento por aproximação do cartão Itaú só pode ser feito via telefone, pelos números 3003-3030 para capitais, regiões metropolitanas e ligações via celular, e 0800 720-3030 para demais localidades e ligações via telefone fixo.

  7. Como bloquear a função de aproximação do cartão BB?

    O bloqueio da função em cartões do Banco do Brasil podem ser feitas pelo aplicativo, identificando a opção na tela inicial e desativando a função NFC.

Mais postes

Empréstimo online para aposentados
Por Bras S.A 05 out., 2022
O empréstimo online é uma boa forma de conseguir dinheiro para a quitação de dívidas que possuam juros altos, e assim, não criar uma bola de neve em que a dívida só aumenta até ficar […]
Reclamações sobre crédito consignado
Por Bras S.A 05 out., 2022
Segundo o Banco Central, nos últimos dois anos as reclamações sobre crédito consignado dispararam. Veja quais são essas reclamações.
Como Aumentar o Limite da Poupança e Conta Fácil Caixa
Por Bras S.A 04 out., 2022
Tanto a Poupança Caixa Fácil quanto a Conta Fácil Caixa possuem um limite de depósito de R$3.000,00. Saiba como retirar este valor e realizar um upgrade de contas.
abrir conta poupança online
Por Bras S.A 01 out., 2022
A poupança é o investimento mais popular no Brasil, sendo a escolha de 65% dos brasileiros. Veja quais são as melhores opções de poupança e o que levar em consideração quando for abrir uma conta poupança.
O que significa poupança pf 013 caixa
Por Bras S.A 30 set., 2022
Veja o significado do da abreviação poupança pf 013 na Caixa Econômica Federal e resolva seus problemas quando for realizar uma nova operação.
empréstimo antecipado
Por Bras S.A 29 set., 2022
É possível quitar o débito de um empréstimo antecipadamente. É uma opção válida para quem tem condições de fazê-lo, uma vez que as instituições financeiras descontam os juros das parcelas que ainda iriam vencer.
Empréstimo com garantia de terreno ou imóvel
Por Bras S.A 28 set., 2022
O empréstimo com garantia de terreno é uma linha de crédito que oferece vantagens exclusivas para quem busca valores mais altos, mas procura parcelas pequenas, juros mais baixos e um longo prazo para pagamento. Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel A procura por um empréstimo nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando […]
Digio ou Nubank
Por Bras S.A 28 set., 2022
O Banco Digio e o Nubank, ambas plataformas de serviços financeiros, oferecem múltiplos produtos e serviços para os seus consumidores. Mas afinal, qual a melhor plataforma? Descubra agora no nosso comparativo.
Aplicativo de emprego
Por Bras S.A 27 set., 2022
Buscar por uma melhor oportunidade de trabalho ou, até mesmo, por uma recolocação no mercado pode ser uma tarefa árdua e demorada. Porém, esses apps podem te ajudar bastante!
Empréstimo para servidor público
Por Bras S.A 21 set., 2022
Veja o que é e como fazer o empréstimo para servidores públicos Os funcionários públicos são cada vez mais numerosos e estão presentes em todas as esferas da sociedade. Com tantas diferenças no seu regime de trabalho em relação aos trabalhadores de outros setores, é de se esperar que o formato para empréstimo dessa categoria […]
carregar mais
Share by: